Com a chegada da frente fria vinda da Argentina, Santa Catarina deve registrar temperaturas mais baixas e chuvas a partir de quarta-feira (5). A previsão é de formação de geada nas áreas mais altas da Serra, Meio-Oeste e Alto Vale do Itajaí no fim de semana. No entanto, esta segunda (3) e terça-feira (4) ainda serão de sol e calor no Estado.
O frio na Argentina provocou neve pela primeira vez no ano na Patagônia, na província de Neuquén, durante o último fim de semana.
De acordo com MetSul Meteorologia, a neve cobriu de branco áreas do famoso Cerro Chapelco. O local fica na Cordilheira dos Andes, junto à localidade de San Martín de los Andes, em Neuquén. O Cerro Chapelco abriga uma das mais importantes estações de esqui e snowboard da América do Sul.
Tempo em SC
Nesta segunda, todas as regiões catarinenses terão calor à tarde e temperaturas elevadas, com vento fraco a moderado. Segundo a Defesa Civil, as temperaturas máximas chegam a 32°C no Oeste, 31°C no Litoral Sul e 26°C no Planalto Sul.
O mesmo calor deve ocorrer nesta terça, com a formação de nevoeiros isolados ao amanhecer, de acordo com a Epagri/Ciram.
Já nesta quarta-feira, devem ocorrer pancadas de chuva com trovoadas isoladas ao longo da tarde e noite em todas as regiões de SC, por conta do avanço da frente fria. A temperatura será amena, com pouca variação devido à nebulosidade e à chuva.
Início da semana será de sol e temperatura próxima aos 30°C em Blumenau
Temperatura pode ultrapassar os 30°C nesta segunda-feira em SC
Segundo a Epagri/Ciram, nos Planaltos a mínima fica entre 5°C e 6°C, já a máxima entre 17°C e 18°C. No Litoral, a mínima deverá ser de 15°C e a máxima de 22°C.
Frio e geada no fim de semana
No Estado, a quinta-feira (6) será de muitas nuvens, com chuva ocasional, especialmente no Litoral Norte. Terá pouca variação de temperatura na maior parte do dia, com diminuição acentuada à noite com o avanço de uma intensa massa de ar frio e seco. A previsão é de formação de geada a partir de sexta-feira (7).