A segunda remessa das vacinas contra o coronavírus já está nas regionais de Saúde. A informação é do Governo de SC que recebeu 47 mil doses do imunizante da Oxford-AstraZeneca no domingo, 24, e providenciou a distribuição nas regiões.
Na regional de Videira, que atende 19 municípios, são 1680 doses da vacina. O número por municípios ainda não foi divulgado, mas a distribuição deve iniciar assim que forem cumpridos os trâmites burocráticos.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Eduardo Macário, a meta do governo é vacinar a totalidade dos trabalhadores da saúde com as primeiras doses de vacina.
Os novos setores da saúde incluídos na fase inicial são os que atuam no atendimento pré-hospitalar móvel, como Corpo de Bombeiros e Samu, no atendimento clínico de pacientes com suspeita da doença e os que trabalham na coleta e no diagnóstico laboratorial da Covid.
Os municípios deverão aguardar a orientação da Secretaria de Estado da Saúde sobre o início da vacinação dos demais grupos prioritários. Essa segunda fase será definida assim que um quantitativo suficiente de doses da vacina contra a Covid-19 seja encaminhado pelo Ministério da Saúde.
Caçador
Em Caçador, a primeira remessa da Coronavac (144 mil doses em SC) rendeu ao município 490 doses, que foram destinadas para profissionais de saúde na linha de frente da Covid, além de idosos em casas de acolhimento.
Agora a expectativa é pela definição de doses na segunda remessa, da Oxford-AstraZeneca (47 mil em SC) e mais uma terceira remessa da Coronavac (21 mil em SC).
A expectativa é que essa quantidade consiga suprir quase 100% da meta para imunizar os profissionais de saúde do município.






