A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu pelo menos 700 testes rápidos para detecção de Covida-19, doença causada pelo novo coronavírus. O objetivo da compra é agilizar o diagnóstico e acelerar o enfrentamento ao vírus.

Os testes devem chegar a Caçador em meados de abril, segundo o secretário Ademar Schmitz. As amostras não precisam ir para o Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen em Florianópolis, tendo resultado em apenas dez minutos.
O teste rápido foi criado para ser uma estratégia rápida na triagem de pacientes com suspeita de Covid-19.
Os testes serão aplicados nas pessoas que apresentarem sintomas, dando preferência a grupos prioritários, como profissionais da saúde e pacientes de maior risco.
Caçador ainda não possui nenhum caso confirmado de Covid-19. Os últimos dois casos suspeitos, uma gestante de 24 anos e um jovem de 26 anos, tiveram as amostras analisadas pelo Lacen e descartadas para coronavírus. Eles estavam internados no hospital Maicé em estado grave com problemas respiratórios.
Desta forma, o município já tem quatro casos descartados, nenhum suspeito e nenhum confirmado, e 18 casos sendo monitorados pelo Alô Coronavírus Caçador.