A escola Thomaz Padilha, no distrito de Taquara Verde, em Caçador, prestou homenagem a professora Antônia Rita Pontes, dando o nome dela para a sala da biblioteca. Tia Tonha, como era conhecida pelos colegas e alunos, foi professora, diretora e amiga da escola durante o período de 1995 a 2002.


Antônia Rita Pontes nasceu em 23 de outubro 1969 e faleceu em 23 de junho de 2016. A iniciativa da homenagem partiu dos colaboradores da escola, como o diretor Roberto Sandro Tonello, assistente técnica pedagógica, Gislene Voloche (ex-aluna de Antônia), professora Vera Lipka, assessor de direção, Cleber Anderson de Mattos, entre outros.
A solenidade também contou com a presença dos familiares de Antônia, sua mãe Joaquina e seu filho Luiz Antônio, os quais simbolicamente inauguraram a biblioteca com novo nome e fizeram a colocação de um quadro com a foto em homenagem à Antônia Rita.
“Deixou como principal legado a importância da leitura e da educação para seu filho, seus sobrinhos, e para todos os alunos que passaram por suas classes. Lembranças ficaram de uma pessoa que muito buscava e brigava pela educação, com garra e dedicação, amando sempre o que fazia”.


