3 de outubro de 2026
Fiscalização

Codam de Caçador autua empresas por lançamento irregular de efluentes

As irregularidades foram constatadas nas cidades de Fraiburgo, Videira e Iomerê

Por Caçador Online

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), por meio da Coordenadoria Regional de Caçador (Codam), realizou operações para fiscalizar empresas da região quanto ao lançamento dos efluentes. As ações ocorrem nos últimos dias, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, e flagrou irregularidades em Videira, Fraiburgo e Iomerê.

Em Fraiburgo, os agentes constataram que uma indústria de plásticos estava lançando irregularmente efluentes líquidos. Após comprovada a irregularidade por meio de exames laboratoriais, o IMA lavrou auto de infração ambiental, aplicando a penalidade de multa simples e multa diária.

Na cidade de Iomerê, a fiscalização ocorreu em uma empresa que atua na produção e comercialização de laminados de fibra vidro. O empreendimento passava por ampliação, mas não possuía licença ambiental e por isso a área foi embargada. Além disso, foi constatado forte odor vindo do local, e o IMA determinou que a empresa melhore o isolamento do setor onde são armazenados os produtos químicos.

Em outra ação realizada em empresa de suinocultura de Videira constatou-se o não cumprimento de condicionantes ambientais e a falta de tratamento adequado de dejetos. O IMA autuou a empresa por operar atividade potencialmente poluidora e por causar poluição em recurso hídrico. O Instituto determinou ainda que a empresa apresente quinzenalmente relatórios técnicos sobre a destinação adequada dos desejos suínos gerados na propriedade, como forma de ação mitigadora. A empresa também foi multada em mais de R$ 40 mil.

"As operações de fiscalização têm por objetivo verificar se as empresas cumprem as exigências ambientais definidas nas licenças e também se estão seguindo o que determina a legislação. As penalidades ocorrem de acordo com a gravidade da infração e as multas são baseadas no porte das organizações. Outras ações devem ocorrer em breve na região visando a destinação correta dos efluentes e a proteção do meio ambiente", informou o IMA por meio de uma nota.

Mais notícias