Apesar de morarem numa região carente, alunos da escola Hilda Granemann de Souza (Caic), no bairro Martello, deram uma verdadeira lição de solidariedade. Eles arrecadaram, sozinhos, cerca de 2 mil peças de roupas que serão destinadas à Campanha do Agasalho.

Essa quantidade foi arrecadada em apenas uma semana. A iniciativa envolveu cerca de 200 alunos, do 3º ao 5º ano, e foi coordenada pela professora de filosofia Geslaine Guedes dos Santos.
A educadora explica que decidiu inovar, despertando a fé nas crianças ao mesmo tempo em que arrecadavam as doações. Pensando nisso, ela criou as “caixas da esperança”, nas quais as doações eram depositadas.

“Eles enfeitaram as caixas, levaram isso a sério. Mas um aluno me disse que não tinha como doar, porque não tinha roupa nem para ele. Então mudamos um pouco e criamos a ‘carta da esperança’. Nela, as crianças pediam doação de roupa para algum vizinho, parente ou para alguém que tivesse condição de doar. Todos se envolveram, e a campanha teve bastante arrecadação”, comenta.
Geslaine diz que além das doações outro objetivo foi superado, que era despertar nos alunos o verdadeiro sentido da esperança e a busca por um mundo melhor.

“Eles se empenharam bastante, iam nas casas dos coleguinhas, um ajudava o outro a trazer as roupas para escola. Foi incrível. A iniciativa deu certo, então pretendemos continuar, até mesmo para ajudar as nossas próprias crianças, que são bastante carentes e precisam de um olhar de esperança e mais amor. Temos que acreditar no dia de amanhã, porque isso só depende de nós”, completa.
Campanha do Agasalho
O Dia D da Campanha do Agasalho arrecadou cerca de 15 mil itens no sábado, 25. As doações foram coletadas em diversos pontos da cidade e separadas no Tiro de Guerra (TG). Participaram dos trabalhos cerca de 150 pessoas, entre aprendizes do Senai, desbravadores, escoteiros do grupo Pindorama, atiradores do TG e outros voluntários.
As doações serão entregues à Secretaria de Assistência Social e posteriormente serão distribuídas para a população carente que necessita de agasalho.
Quem gostaria de contribuir com a campanha, pode entregar a sua doação na Secretaria de Assistência Social e Habitação de Caçador, que será ponto de coleta e distribuição dos agasalhos durante todo o ano.