3 de outubro de 2026
Videira

Escola realiza atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra

O evento contou com apresentações de dança, teatro e poesia dos próprios alunos

Por Ascom ADR Videira

A EEB Josefina Caldeira de Andrade, em Videira, realizou nesta quarta-feira, 21 de novembro, atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro). O evento, que já é tradicional na escola, contou com apresentações de dança, teatro e poesia através dos próprios alunos.

Segundo a professora Maristela Pereira Thibes, a ideia do projeto nasceu através do Núcleo de Educação Afrodescendente (NED), criado há quatro anos e que envolve todos os professores da escola. O tema é trabalhado nas salas de aula durante todo o ano, culminando com as apresentações culturais de novembro.

Com atividades variadas, o projeto tem por objetivo reconhecer e valorizar a história e cultura dos afro-brasileiros e também à diversidade no povo do nosso país. “São ações de conscientização da importância da cultura negra na formação do povo brasileiro e suas valiosas contribuições na gastronomia, arte, religião, literatura, esporte. Conseguimos mostrar que o povo brasileiro é constituído por várias raças o que torna o país colorido e alegre”, explica Maristela.

Engajados no tema, professores e alunos elaboraram cartazes e murais, espalhados pela escola, demonstrando a compreensão e o respeito entre todos. As ações envolveram os 470 alunos do 1º ao 9º ano da escola.

“O evento foi um sucesso. O Dia da Consciência Negra oportuniza valorizar a própria identidade, pois a cultura afro está ligada ao nosso dia-a-dia A cada ano nossos alunos estão mais conscientes da importância de preservar valores como respeito e entender as diversidades”, avalia a supervisora escolar, Inês Mariani.


Mais notícias