Equipes de Joinville e de Palhoça foram as vencedoras do Desafio SENAI Kart Elétrico, cujas provas finais foram disputadas neste domingo (19), em São José. A equipe do SENAI Videira ficou em terceiro lugar na categoria mecânica.
Realizado pelo segundo ano, em 2017, o evento apresentou 19 karts construídos pelos estudantes de cursos técnicos em mecânica e manutenção automotiva de todo o Estado. No desenvolvimento dos projetos, ao longo do ano letivo, os estudantes colocaram em prática conhecimentos adquiridos nas aulas. Nos próximos dois finais de semana, em Joinville e em Blumenau, serão realizadas provas nas áreas de robótica, internet das coisas e cadeiras de rodas motorizadas. O SENAI integra a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).
Para o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, os eventos são uma demonstração “da linha de ensino do SENAI, que é preparar os estudantes com competência prática, com o exercício dos conhecimentos e colocando em prática aquilo que aprendem em sala de aula”. Assim, complementa, “o SENAI mais uma vez sai na frente em relação à inovação”, destacando a acirrada disputa entre as equipes.
O diretor regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, acrescenta que a iniciativa tem o objetivo de fazer com que os estudantes compreendam mais facilmente e apliquem os conteúdos das disciplinas. “Na construção dos carrinhos, os alunos reforçam o aprendizado em mecânica e elétrica; no desenvolvimento de aplicativos de software, aprendem matemática, lógica, entre outros conhecimentos”, disse.
Na outra categoria, com seis veículos, além da eficiência do motor e da bateria, foi considerado o projeto do carro como um todo – aparência, ergonomia e design. Alunos de Palhoça foram os vencedores, seguidos por duas equipes de Joinville.
O evento teve o apoio das empresas Baterias Duran, Bosch, Mobilis, Olsen e do grupo Passeio Pedra Branca.






