O movimento “O Sul é Meu País” realizou nesse sábado, 7, mais um plebiscito informal para consultar moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná sobre a possibilidade de se separar do resto do Brasil. Em Caçador, 485 pessoas votaram favorável e dez, contra.
Nos três estados foram computados um total de 341 mil votos, sendo que 95%, ou seja, 328 mil optaram pelo “sim”, e 3,8% (13 mil) pelo “não”, conforme divulgado pelo movimento.
Apesar do resultado positivo pela separação, o total de votos computados foi menor que o registrado em anos anteriores, quando número de participantes passou de 600 mil.
A nível municipal, a quantia de votos também caiu: na consulta anterior, foram mais de três mil votos pelo sim, e agora foram apenas 485. O motivo, segundo o movimento, foi a colocação de apenas duas urnas e pouco tempo de divulgação. A votação tem caráter simbólico, ou seja, não tem valor legal.
Em Caçador, as urnas estavam localizadas em frente ao supermercado Nórdio e na praça Nossa Senhora Aparecida, onde houve maior número de votantes.







