O município de Porto União se prepara para receber pessoas de toda a região para a primeira edição da Caminhada Ecológica e Cultural, que será realizada dia 26 de agosto, um sábado. O evento é gratuito e em comemoração ao centenário da cidade. As inscrições podem ser feitas pela internet.

O local da saída e chegada será no parque de pesca esportiva Divisa das Águas, na localidade de Maquinista Molina, em Porto União. O início das caminhadas será das 13h30 às 14h30.

O percurso terá a distância aproximada de nove quilômetros, permitindo o contato com a paisagem regional, como ruínas de edificações, trilhos e túneis da rede ferroviária, o pico do Cerro Pelado (com 1.219 metros), florestas nativas e exóticas, açudes e pastagens em propriedades de agricultores familiares.
Quem tiver interesse, poderá desfrutar de um café rural completo que custa apenas R$ 20,00 por pessoa com reserva. O café é opcional.

A 1ª Caminhada Ecológica e Cultural é realizada pela comunidade de Maquinista Molina, Prefeitura Municipal de Porto União, Associação de Turismo Caminhos do Contestado e Núcleo de Turismo Estrada das Colônias, de acordo com as normas da ONG Anda Brasil.
Acompanhe o evento pelo Facebook (clique aqui).
Inscrições
As inscrições devem ser feitas, preferencialmente pela Internet no site: caminhadas.info (assinalando, se quiser reservar o café rural) ou no local do evento. A inscrição para caminhada é gratuita.
Não há idade limite para inscrição na caminhada, no entanto, menores de 18 anos deverão ter autorização (por escrito) ou estarem acompanhados dos pais ou responsável para participação no evento.

Os caminhantes poderão se apresentar no local da caminhada, a partir das 13h, para confirmar a sua inscrição e adquirir o cartão do café reservado.
Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail elzabhs@yahoo.com.br ou pelos telefones (42) 99919-3731 (Sandra Mara), (42) 99992-3493 (Eliane – Elife Mitzko) ou (42) 98806-5530 (Elza Bauermeister).
Dicas importantes
Usar roupas confortáveis e calçados adequados para caminhadas em trilhas íngremes no meio rural. Usar chapéu ou boné, protetor solar e repelente. Levar garrafa de água. Levar agasalho, pois pode fazer frio. Também deve-se levar lanterna para caminhar nos túneis.

Segurança
Para os inscritos, haverá três pontos com disponibilidade de água potável e de sanitários, um no local de concentração e outro ao longo do percurso. A caminhada será acompanhada por condutores locais e orientada por placas dentro do circuito estabelecido.
Junto ao ponto de partida e chegada, os caminhantes terão acesso a serviços de emergência, banheiros, venda de bebidas, alimentos e espaço para informações e ouvidoria do evento.
Haverá veículos de apoio que ficarão em alguns pontos estratégicos, bem como existem locais onde há contato por telefone, caso seja necessário.
Serão disponibilizados, para alguma eventualidade, os serviços de bombeiros voluntários e enfermeiros no local do evento, que farão o atendimento de emergência e encaminharão o caminhante, caso haja necessidade, para atendimento na unidade mais próxima integrante da rede pública de saúde.
Como chegar
Quem vem do Sul pode acessar o local pela cidade de Matos Costa, localizada as margens da SC 135, percorrendo 6,5 km pela SC 462 (rumo a General Carneiro) entrando à direita por 6,5 km até o local do evento.
Quem vem do Norte pela SC 135, entra à direita no KM 17,5 (Pinheiro Seco) e segue por 18 km passando pelas localidades Rio Tamanduá (+- 4 km), Cerro Pelado (+5 km) e (+ 9 km) Maquinista Molina.
Quem vem pela BR 153, segue até o KM 481 (na cabeceira da ponte sobre o Rio Jangada) na comunidade de Jangadinha e segue por 8 km (rumo leste) até Maquinista Molina.