Como forma de protesto a certas ações do Governo Federal, estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizaram uma manifestação popular na tarde deste domingo, 20, no centro de Caçador. Com cartazes e gritos de protesto, cerca de 30 pessoas estiveram na mobilização que saiu da Praça da Carroça até o Parque Central.
Um dos organizadores da manifestação, o professor do IFSC Carlos Paulo Matias, de 40 anos, destaca que o objetivo da ação foi protestar contra a perda de direitos e o que consideram uma regressão na educação, saúde, direitos trabalhistas e sociais.
"Os nossos direitos foram conquistados com muita luta no século 19, reforçada no século 20, e agora em pleno século 21 começamos a ver a perda de direitos, que, pelo contrário, deveriam ser ampliados. Trabalhamos e estudamos para um mundo melhor, e não pior", observa.
Questionado sobre os projetos de emendas constitucionais que delimitam os gastos públicos e entre outras, o professor comenta que é apenas um dos objetos da manifestação.
"Os estudantes estão atentos ao que acontece no Brasil. A PEC faz parte de um pacote que acontece faz tempo e é apenas um detalhe de tantos outros que acontecem contra a população que trabalha muito e ganha pouco, a população que paga por aquilo que não fez. Estamos lutando por tudo isso, pelo Brasil que todo mundo sonha", finaliza.
Como houve pouca participação neste domingo, os organizadores pretendem marcar uma nova manifestação, estendendo o convite a estudantes de outras escolas. A data ainda será marcada.





