A Comarca de Caçador, que abrange ainda os municípios de Calmon, Macieira e Rio das Antas, passa a contar com uma 4ª Vara Cível. Na manhã desta quinta-feira, 14, foi instalada oficialmente a Vara da Família, Infância, Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões, que terá como titular a magistrada Lívia Francio Rocha Cobalchini.

A solenidade aconteceu no salão do Júri do Fórum e contou com a presença de várias autoridades, entre elas o desembargador José Antônio Torres Marques, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Posteriormente os convidados foram conhecer a sede na rua Curitibanos, esquina com a Nereu Ramos.

A nova Vara de Justiça em Caçador irá atender casos de família, infância, juventude, idosos, órfãos e sucessões. Os trabalhos iniciam com cerca de 4.500 processos, desafogando a 1ª e 2ª Vara Cível.
“É um momento importante para Caçador. A 4ª Vara representa um novo juíz com uma estrutura de gabinete para dar mais agilidade aos processos. Assim teremos um salto de qualidade na prestação jurisdicial para a Comarca”, disse Lívia.
Todo o processo da criação e instalação da 4ª vara em Caçador aconteceu na gestão do desembargador Nelson Schaefer Martins, quando ainda presidente do Tribunal de Justiça. Teve ainda articulação do deputado estadual Valdir Cobalchini.
O desembargador José Antônio Torres Marques, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, destacou a união de esforços da comunidade em busca desse objetivo. “Não há atalhos entre a sociedade em que se vive e a sociedade que se deseja construir”, disse. Também esteve presente o corregedor de justiça de SC, Ricardo Fontes.
Nova Vara
Os trabalhos na 4ª Vara já iniciaram nesta quinta-feira, 14. Informações e serviços relacionados à Infância e Juventude, tais como autorização para viagens, alvará para realização de eventos com a presença de menores e audiência com a Assistente Social deverão ser solicitados no novo endereço.

O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
Telefone para contato: (49) 3561-2548/3561-2522.
Com a criação da Vara da Família, a magistrada Luciana Pelisser Gotardi Trentini será titular da 1ª Vara Cível, Yannick Caubet da 2ª Vara Cível e Rodrigo Dadalt, promovido recentemente e que iniciará em Caçador no dia 18 de julho, titular da Vara Criminal.