3 de outubro de 2026
Caçador

Conferência debate a qualidade no desenvolvimento urbano

Por Ass. Imprensa Prefeitura de Caçador

No final de junho Caçador realizou através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUC) da Prefeitura em parceria com o Ministério das Cidades, a 6aConferência Municipal da Cidade de Caçador, uma extensão da Conferência Nacional e que é realizada em todos os municípios brasileiros para avaliar as demandas locais.

O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores e o tema deste ano foi “A função social da cidade e da propriedade: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”. O objetivo é identificar os problemas enfrentados no município quanto ao seu crescimento urbano, e elaborar propostas para um desenvolvimento funcional buscando soluções para garantir a qualidade de vida da população.

A palestrante Silvia Lenzi, declara que a 6a Conferência traz a evolução daquilo que é conquistado pela população, como o Estatuto das Cidades e os Planos Diretores, e que agora a grande questão discutida é a participação das pessoas para que se tenham cidades mais inclusivas e justas para todos. “É preciso discutir a função social da propriedade e entender a responsabilidade de cada um de nós na construção de uma cidade melhor”, ressalta.

A presidente do IPPUC, Thaelys Olsen, explica que a função social das cidades está prevista no artigo 182 da Constituição Federal, dizendo que a propriedade e a sociedade cumprem esta função quando proporcionam acesso a bens, serviços, equipamentos, espaços públicos, sistema de transporte, mobilidade, saneamento básico, habitação, de forma imparcial e atendendo toda a população, da linha da pobreza até os maiores poderes aquisitivos. “Tudo isso para criar políticas urbanas que equilibrem a qualidade de vida da população. Sete delegados escolhidos em Caçador estarão na Conferência Estadual em março de 2017 com as propostas caçadorenses”, define.

Mais notícias