3 de outubro de 2026
Revisão salarial

Cléo Figur critica demora no envio de projeto para a Câmara

Vereadora indagou secretário municipal da fazenda sobre a perspectiva do reajuste

Por Divulgação

O período de sessões ordinárias do mês de abril, na Câmara Municipal de Caçador, cessou nesta terça-feira (19). Com isso, havia a expectativa de que o projeto que prevê a revisão salarial dos servidores públicos municipal fosse à votação ainda esta semana, o que acabou não acontecendo devido ao não envio da matéria por parte da administração municipal.

A demora no envio desta matéria para apreciação do Legislativo foi criticada pela vereadora Cleony Figur durante as sessões de segunda e terça-feira (18 e 19), especialmente por abril se tratar do mês data-base e o período das sessões ordinárias do mês ter finalizado. 

A vereadora lembrou que durante audiência pública realizada em novembro do ano passado para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA), indagou o secretário municipal da fazenda sobre a perspectiva do reajuste na revisão geral dos salários dos servidores municipais e recebeu como resposta que o reajuste seria estimado conforme a variação do IGMP (Índice Geral de Preços do Mercado) que na oportunidade estava numa estimativa de 10%.

“Se já havia esta previsão e sabendo que abril é o mês data-base, não tem lógica não ter sido feito no prazo certo e enviado para a Câmara. Além disso, a variação do IGPM perfez um total de 11,568% e deste valor querer oferecer parcela neste mês (abril),  menor que a mencionada na audiência (10%) indica que descuidaram do orçamento público, conforme eles mesmos projetaram, podendo o restante (1,568%) ser proposto para pagamento em mês futuro, após acordo com o sindicato da categoria. Se havia esta perspectiva, porque não resolveram ainda tal impasse?”, indagou a vereadora.

Cleony destaca ainda que com o término das sessões ordinárias é possível que a Câmara precise realizar sessões extraordinárias para votar o projeto. “Mas para isso, precisamos receber a matéria para apreciação pelos vereadores” completa.
 

Mais notícias