O estado de SC registrou temperaturas abaixo de zero na manhã deste sábado, 12 de setembro, quase no fim do inverno. A cidade de Urupema, na Serra, registrou -6,3°C, a menor temperatura do ano em Santa Catarina.
Outros municípios do Oeste, Meio-Oeste e Planalto também tiveram temperaturas negativas. Caçador registrou mínima de -0,1°C nas primeira horas da manhã do sábado, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Ao contrário da serra, onde a geada mudou a paisagem dos campos, em Caçador o fenômeno não ocorreu devido à umidade. A preocupação é com a fruticultura, já que a formação do gelo mata os pequenos frutos que já estão nos pomares, principalmete de pêssego, ameixa e uva.
O frio ocorre devido ao avanço de uma intensa massa de ar frio polar. A condição segue neste domingo, porém as mínimas não devem ser tão baixas quanto no sábado.
Outras cidades que registram temperaturas negativas:
-6,3°C Urupema
-3,8°C Bom Jardim da Serra
-3,5°C São Joaquim
-2,9°C Ponte Serrada
-1,9°C Monte Carlo
-1,8°C Lebon Régis
-1,8°C Fraiburgo
-1,4°C Lages
-1°C Santa Cecília
-0,8°C Água Doce
-0,7°C Brunópolis
-0,3°C Xanxere e Irineópolis
-0,2°C Aroio do Trinta
Outras temperaturas baixas ao amanhecer:
0°C Curitibanos, Ibiam, Zortea e Porto União
0,4°C Joaçaba e Itaiópolis
4,3°C Chapecó
5,9°C Araranguá
6,5°C Florianópolis
7,5°C Brusque
8,5°C Indaial





