O prefeito Gilberto Comazzetto decretou luto oficial pelo falecimento de Urbano Hartmann, sócio fundador da empresa Auto Coletivo Caçador, ocorrido nesta terça-feira, 18.
O documento considera “sua destacada atuação no desenvolvimento econômico do município”.

“Seo Urba”, como era conhecido, tinha 90 anos. Ele tratava uma úlcera no estômago e passou mal na segunda-feira, 17, sendo internado no hospital Maicé. Na manhã desta terça-feira, 18, ele teve uma parada cardiorrespiratória e faleceu.

Em 2011 Seo Urba recebeu medalha do mérito Desbravador Caçadorense da Câmara Municipal. Na foto ele e o vereador Neri Vezaro
O velório está acontecendo no Memorial São Pedro e o sepultamento será na quarta-feira, 19, às 18h30 no Cemitério Municipal de Caçador.
Histórico
Urbano nasceu em Não Me Toque (RS) no dia 19 de julho de 1924. Filho de Ida Hartmann e Carlos Hartmann; casou-se com Francisca Catarina Hartmann, com quem teve quatro filhos: Nelson, Nelci, Balduino e Belmir. Aos 9 anos mudou-se com a família para Rio das Antas.
Por volta de 1946, a família Hartmann comprou um caminhão, utilizado pelos filhos, no transporte de madeira na região. Passados alguns anos, Urbano Hartmann mudou-se para Caçador aonde passou a transportar madeira para Brasília, através da madeireira Poletto.
Em 1964, em sociedade com Flávio Cruz, comprou uma Kombi e quatro ônibus começando a prestar serviço de transporte de passageiros. Mais tarde eles adquiriram novos veículos e ampliaram as linhas de transporte local.
No início da empresa o transporte, manutenção e a limpeza dos ônibus eram feitas pelos proprietários que mais tarde construíram uma garagem e contrataram motoristas e cobradores; além de equipe para manutenção da frota.
Desde 1993, com a morte de Flávio Cruz, os filhos de Urbano tornaram-se sócios da Auto Coletivo, que até os dias de hoje continua modernizando a sua frota e aprimorando a sua mão-de-obra.
Em 2011 “Seo Urba” recebeu da Câmara de Vereadores a medalha de Desbravador Caçadorense.