A Sincol realizou nesta sexta-feira, 7, uma simulação de evacuação e incêndio. Ao todo, foram 960 colaboradores deslocados em 8 minutos até três pontos de encontros já pré-estabelecidos em treinamentos realizados anteriormente.

O trabalho foi coordenado pela Brigada de Incêndio da Sincol em parceria com os Bombeiros Voluntários e integrantes da CIPA para finalizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).
“Encerramos esta semana com o Plano de Emergência que serve não apenas para os trabalhadores colocarem em prática apenas na indústria, mas também quando estiverem fora da empresa também”, explicou Roni Furquim, da Brigada de Incêndio da Sincol.
“A empresa está preocupada com a segurança dos colaboradores e com os procedimentos que não queremos que ocorra, mas caso venha a ocorrer, as pessoas se sintam mais preparadas”, destacou Sérgio Geraldo de Lima, gerente de RH da Sincol.
“Consideramos muito importante porque são cidadãos que estão capacitados para atuar em uma emergência, seja em casa, no trânsito ou mesmo no local de trabalho”, destacou o coordenador do Centro de Ensino dos Bombeiros Voluntários, Giancarlo de Oliveira.
Apesar de pequenas falhas que serão trabalhadas com os funcionários por conta da evacuação, o procedimento foi considerado um sucesso pelos organizadores.
“Houve uma tranquilidade das pessoas na evacuação por conta do apoio repassado pela Brigada interna de incêndio, juntamente com os integrantes da CIPA”, completou Sérgio.
“Muito positivo pelo trabalho desenvolvido entre a Brigada de Incêndio, todos os colaboradores e os cipeiros, mas também juntamente a direção da empresa, que foi quem deu o apoio pra nós começarmos este trabalho pelo primeiro ano”, disse Roni.
O destaque ficou por conta do preparo da Brigada de Incêndio da Sincol, que conseguiu realizar a evacuação e colocou os colaboradores em grupos nos pontos de encontro até a chegada dos Bombeiros. “Quando a viatura chegou, todos os funcionários haviam sido evacuados. Então o papel da Brigada de Incêndio, apesar da nomenclatura ser essa, não é apenas apagar incêndios, mas também os primeiros socorros”, afirmou Giancarlo.
“Sempre apoiamos a Brigada e incentivamos as pessoas a participarem. O Roni realiza este trabalho hoje de organização e, por isso, sempre procuramos manter os treinamentos e as pessoas atualizadas. Nos sentimos muito seguros com a Brigada porque em pequenos focos de incêndio que aconteceram foram resolvidos por eles. Nunca tivemos sinistros maiores por causa desse trabalho”, finalizou Sérgio.
A simulação foi encerrada com agradecimentos aos colaboradores da empresa pelo auxílio ao trabalho e com explicações sobre a importância da prevenção.