4 de outubro de 2026
Conscientização

“Precisamos recuperar o sentido da vida”, diz Dom Severino

Bispo divulgou uma carta de reflexão sobre casos recentes de violência

Por Caçador Online

O ano de 2014 está sendo violento acima da média na cidade de Caçador. Nos últimos meses, brigas, agressões, homicídios, suicídios e outros casos de violência têm ganhado as manchetes dos noticiários. A situação preocupa não só as autoridades da segurança pública, mas leva a reflexão sobre os valores da vida.

Nesta sexta-feira, 25, o bispo diocesano, Dom Severino Clasen, divulgou uma carta fazendo uma reflexão da realidade vivida atualmente. Em entrevista coletiva, o religioso ressaltou a importância de recuperar, junto à sociedade, o sentido da vida.

“Diante dos fatos dos últimos dias, homicídio, suicídio, entre outras violências, reunimos os padres para iniciar uma ação de conscientização. Resolvemos escrever e divulgar essa carta, que será lida em todas as missas das paróquias no final de semana. Se tem violência precisamos agir e acreditar que de fato podemos mudar essa realidade, através de um trabalho conjunto entre igreja, poder público, polícia e todas as instituições que prezam pela vida”, disse Dom Severino.

 Confira a carta na íntegra

NOTA DA DIOCESE DE CAÇADOR

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei (Mt 11, 28).
Diante das recentes notícias que revelam a trágica realidade de violência a que estão expostos crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, cumpre-nos a tarefa de manifestar nossa posição contrária a toda forma de violência que fere a dignidade do ser humano e de conclamar os cristãos e toda a sociedade para uma luta efetiva em vista da transformação dessas situações.

A vida possui valor inalienável que brota da dignidade do ser humano, que é sujeito de direto de caráter prioritário, cuja negação de forma alguma pode ser justificada. Não podemos ficar calados enquanto a vida é ameaçada, diminuída e, até mesmo, roubada.
Constatamos em nossa cidade, com grande preocupação, o aumento da violência contra crianças, jovens, e pessoas idosas nas mais diversas formas: violência familiar, homicídios, direitos negados e o crescente número de casos de suicídios ao nosso redor. São eles, na maioria das vezes, vítimas da cultura da morte que, propondo estilos de ser e de viver contrários à dignidade de todo ser humano, ilude e impede a busca da plena realização humana.

É preocupante a negligência da sociedade como um todo, do poder público, das instituições produtivas, dos movimentos sociais, das instituições de educação e de cultura, das organizações da sociedade, entre outras. As Igrejas não podem se omitir da sua missão em construir uma sociedade de justiça e de paz, que garanta a segurança e o bem viver de todos.

É compromisso cristão a busca da superação desta realidade. Trata-se, sobretudo do anúncio e construção da cultura da vida cuja fonte é Aquele que veio para que todos tenham vida, e a tenham em plenitude (Jo10,10). Os instrumentos de evangelização, a pastoral do batismo, a catequese, a pastoral da criança, do menor, a Pastoral da Juventude, da Pessoa Idosa, juntamente com a Pastoral Familiar, a Pastoral Carcerária, a Cáritas, a Legião de Maria, o Apostolado da Oração, a RCC e demais serviços pastorais devem privilegiar os processos de educação e amadurecimento da fé como resposta de sentido e orientação da vida.

Em junho, entre os dias 19 a 22, acontecerá a grande Missão Jovem regional na Paróquia São Francisco de Assis, em Caçador. Virão jovens missionários de todas as dioceses de Santa Catariana que abordarão o tema “tecendo redes de fraternidade”. Oportunidade para apoiar, participar e fermentar a Palavra de Deus, para uma autêntica conscientização de toda a sociedade, sobre seus rumos e suas intenções de preservar a vida como o maior dom que recebemos de Deus. Um dos projetos contemplados na missão jovem é a campanha contra a violência e o extermínio de jovens.

É, também, compromisso do poder público e de toda a sociedade criar estruturas justas de inclusão social, proporcionando condições para o desenvolvimento pleno e integral das potencialidades do ser humano.

Sobre todos invocamos a intercessão de São Francisco de Assis e a bênção de Deus Pai que ressuscitou seu Filho Jesus e nos garante a plenitude da vida!

Caçador, 25 de abril de 2014

Dom Frei Severino Clasen
Bispo Diocesano de Caçador

Mais notícias