4 de outubro de 2026
Alesc

Caçador pede recursos para aumento de geradores antigranizo

Por Ass. Cominicação 10ª SDR

Prefeitos, vices, secretários municipais de Agricultura e de Defesa Civil dos municípios que compõe a Regional de Caçador, reivindicaram do governo do Estado recursos para o aumento da rede de geradores antigranizo de 75 para 139. . O aumento contemplaria os 14 municípios que compõe a regional de Caçador e Videira. A reivindicação foi feita durante audiência pública da Comissão de Proteção Civil, requerida pelo deputado Reno Caramori (PP) e realizada na tarde desta segunda-feira (16), no auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador.

O secretário de Estado Defesa Civil, Milton Hobus, informou que o governo do Estado está estruturando uma rede de prevenção de desastres naturais. Entretanto, o secretário esclareceu que o Executivo tem dúvida se os prejuízos gerados pela precipitação de granizo são coletivos ou individuais. “Vamos analisar a fundo e ver se o estado pode ser parceiro, uma vez que os prejuízos atingem o patrimônio privado”, garantiu.

O secretário ainda acrescentou que se as comunidades do Vale do Rio do Peixe, nos municípios da Regional de Caçador e Videira, decidir que a ampliação do sistema antigranizo é prioritário, certamente o governador vai se sensibilizar. “Essa semana ainda vamos dar uma resposta”, prometeu Hobus, ponderando, contudo, a participação financeira de prefeituras, empresas e cooperativas no custo de ampliação e no custeio do sistema. “É necessária a coparticipação de todos”, explicou.

Para o secretário interino da 10ª SDR, Francisco Stefanes, o sistema irá beneficiar mais de três mil famílias, que dependem da agricultura na região. “Vamos unir forças e fazer o possível para que o sistema seja ampliado, melhorando a produtividade e diminuindo perdas”, ressaltou.

Reno Caramori observou que os interessados, sob a coordenação das SDRs precisam discutir rapidamente a participação das empresas, cooperativas, agricultores e prefeituras no custo de ampliação do sistema para apresentar uma proposta ao governo. “Quanto mais dividido o custo, mais fácil convencer o governador”, justificou.
Participaram da audiência pública prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais de Agricultura e de Defesa Civil, além de representantes de cooperativas, sindicatos rurais, da Cidasc, Epagri e da SDR de Caçador.

Sistema antigranizo

O granizo é formado dentro das nuvens quando as gotas de água muito frias encontram impurezas naturais e rapidamente congelam, formando grandes pedras de gelo, que à medida que os ventos ascendentes não mais as sustentam, caem, diminuindo de tamanho e se precipitando sobre o solo na forma de granizo.

O sistema antigranizo consiste em enganar as gotas de água, atingindo as nuvens com iodeto de prata (AgI), produto químico que tem estrutura parecida com o gelo, formando pedras menores, que ao caírem, derretem totalmente ou perdem tamanho, diminuindo a energia cinética e o estrago causado nas superfícies atingidas.

Mais notícias