Os jurados escolheram os finalistas do 12º Prêmio de Jornalismo Unimed SC que teve 178 trabalhos inscritos. Os vencedores serão anunciados no dia 27 de setembro, em cerimônia que será realizada em Criciúma, no Oásis Centro de Eventos e Restaurante.
A caçadorense Ana Paula Maciel Ribeiro concorre na categoria Jornal/Revista, com a reportagem Coração Valente, publicada na Folha da Cidade. Todos os trabalhos que concorreram abordam algum tema relacionado à saúde.

Em 12 anos de Prêmio foram mais de 1.500 produções inscritas, com reportagens ressaltando a importância da prevenção e de atitudes de qualidade de vida que proporcionam uma vida saudável, além de denúncias que servem de alerta sobre práticas de saúde no estado. “A adesão à iniciativa mostra o quanto a comunidade vem ganhando na quantidade e na qualidade de informação, seja via rádio, TV, jornal, revista ou internet”, destaca Jauro Soares, diretor superintendente da Unimed SC.
O Prêmio tem três categorias: Profissional, com três subdivisões - Jornal/Revista, Rádio e Televisão - Destaque Acadêmico e Novo Repórter. Os vencedores de cada uma das subcategorias receberão como prêmio um kit com Ipad + Iphone, e os demais finalistas ganharão uma viagem com acompanhante em um hotel de lazer de Santa Catarina.
O vencedor da categoria Destaque Acadêmico, destinada a estudantes de jornalismo do estado, ganhará um smartphone samsung galaxy. Todos os vencedores e finalistas receberão ainda um certificado constando sua condição de finalista ou vencedor do Prêmio.
Votação continua para o Novo Repórter
A categoria Novo Repórter, voltada a alunos do ensino fundamental e médio das redes de ensino pública e privada das cidades abrangidas pelo Prêmio, teve seus finalistas escolhidos para a segunda fase em agosto. São seis finalistas, um de cada região de abrangência da Unimed SC: Dayvid Willian Cunha dos Santos (Capital), Guilherme Ruaro Dametto (Centro-Oeste), Carlos Henrique Tauscher Fritzen (Norte), Bárbara Helena Blos (Oeste), Caliel Gonçalves Salvador (Sul) e Matheus Francisco da Silva (Vale).
Os vídeos dos finalistas estão no site do Prêmio para uma nova votação online até o dia 20 de setembro. O vencedor receberá um Netbook e sua escola ganhará R$ 1.000 em doação de equipamentos a serem definidos em comum acordo com a Unimed SC. O professor responsável pelo vídeo vencedor receberá um final de semana em hotel de lazer de Santa Catarina com acompanhante.
Na primeira fase da categoria Novo Repórter, a vencedora foi a estudante Nicoly Sorgato da Silva, da Escola Cenecista Marcos Olsen, de Caçador, que receberá como prêmio uma câmera fotográfica.
O Prêmio de Jornalismo Unimed SC é promovido pela Federação e as 22 cooperativas Unimed de Santa Catarina, com o objetivo de valorizar e estimular o tema Saúde na pauta dos veículos catarinenses.
FINALISTAS
Profissional
Jornal/Revista
Ana Paula Maciel Ribeiro - Coração Valente - Jornal Folha da Cidade (Caçador)
Genara Rigotti - "Anexo D no Outubro Rosa" – Jornal A Notícia (Joinville)
Greici Audibert - Infinito Particular - Revista Flash Vip – (Chapecó)
Rádio
Marcelo Santos - De Óleo no Futuro - Band FM/Joaçaba (Joaçaba)
Marcos Andrei Meller - Diabetes - Um inimigo silencioso - Rádio Peperi AM (São Miguel do Oeste)
Vanessa Barbosa Posca - Por que elas? - Rádio AL – (Florianópolis)
TV
Ediani Outeiro - Série Doadores de Esperança - RIC TV Record Blumenau (Blumenau)
Ioton Anselmo Pereira Neto - O aconchego do útero fora da barriga da mamãe: os benefícios da atenção humanizada - TV Litoral Sul (Criciúma)
Tony Borges - Série "Aids tem remédio, mas ainda mata" - RIC TV Record (Florianópolis)
Destaque Acadêmico
Douglas Saviato Medeiros - Suicídio: prevenção está dentro de casa - Portal Satc (Criciúma)
Felipe Alves de Souza - Síndrome de Susac - Três Histórias e um Diagnóstico - TV Câmara de São José (São José)
Odinei José Gonçalves - Última dose: o álcool tomando a direção - TV Cidade Joaçaba (Joaçaba)