Um grupo de jovens está organizando uma mobilização apartidária em Caçador neste sábado, 22, com o objetivo de acompanhar o movimento nacional que acontece desde semana passada em várias cidades do Brasil. O encontro será às 14h no Parque Central José Rossi Adami, de onde o grupo deve caminhar até a Prefeitura Municipal. Os organizadores estão utilizando as redes sociais para convidar as pessoas a fazer parte do ato que cobra um país melhor e sem corrupção.
De acordo com grupo, a ideia de organizar o ato foi do estudante Derlei Silva, aceita pelos amigos Rodrigo Schapieski e Gustavo Soares. Derlei criou uma página da manifestação no Facebook e mais de 400 pessoas já confirmaram participação no sábado.
De acordo com eles, o primeiro objetivo da manifestação é acompanhar a mobilização nacional, porém de forma pacífica e sem vandalismo. O segundo é protestar contra a PEC 37, que tira o poder de investigação do Ministério Público, e ligado a isso reivindicar mudanças e melhorias para Caçador.
“Acreditamos que a mudança deve começar pela cidade para passo a passo irmos evoluindo e mostrarmos que o povo unido também tem força, voz e vez para juntos mudarmos o país”, enfatizou Rodrigo.
O estudante exemplificou reivindicações que o grupo defende para Caçador. “começando pela saúde mais especificamente o Centro de Hemodiálise, depois esporte, em especial a turma de skate que já falou com o prefeito sobre uma pista em Caçador. Também queremos lutar pelo Fundo Municipal de Cultura, uma verba federal que até então não foi liberado nenhum centavo”.
“Convidamos pessoas que queiram reivindicar a participar conosco, fazer faixas e cartazes. Mostrar que não exercemos a democracia só na hora de votar, mas sim a qualquer momento. Vamos deixar claro que não somos obrigados a concordar com tudo”, afirmou Rodrigo.
Os jovens explicam que a manifestação será voltada para as questões da cidade, e todos que estejam a fim de brigar pelos seus direitos de forma civilizada podem participar.
“Gostaríamos que os políticos de Caçador participassem da mobilização, mas que baixem as bandeiras da sua sigla política e levantem a bandeira do idealismo”, comentou o idealizador do ato, Derlei.
Grupos como Vento Negro de Teatro e FAVACE (Frente Ativista da Vanguarda Caçadorense) estarão presentes no movimento.





