Mais de 100 pessoas prestigiaram o filme "O Contestado, Restos Mortais", do cineasta catarinense Silvio Back, que foi exibido na noite desta quinta-feira, 29, na Casa da Cultura, em Caçador. A obra, que é um documentário sobre a Guerra do Contestado, já foi exibido em Canoinhas, Mafra, Matos Costa, Calmon e agora Caçador, sendo visto por mais de 1.500 pessoas nestas sessões de entrada gratuita.
De acordo com o diretor e roteirista, Sylvio Back, "Restos Mortais" já está em cartaz há duas semanas em São Paulo, assim como em Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba. Esse foi o seu segundo filme relatando a história de um dos maiores conflitos do Brasil, a Guerra do Contestado. O primeiro foi "A Guerra dos Pelados", há mais de 40 anos.
De acordo com Sylvio Back, essa foi uma forma que ele encontrou de retribuir o carinho e empenho das pessoas da região, que não mediram esforços para lhe ajudar a concluir o filme. O objetivo dele com as sessões abertas de cinema é de não deixar a história no esquecimento.
Sylvio, que tem mais de 35 filmes entre curtas, médias e longas metragens afirmou que é mais difícil fazer um documentário do que um filme comum por ter que realizar uma vasta pesquisa.
O cineasta revelou que o filme sai em DVD no segundo semestre de 2013, mas entra em cartaz na próxima semana também no Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.







