3 de outubro de 2026
Caçador/Rio das Anta

Vigilância Epidemiológica confirma três casos de H1N1

Por Caçador Online

Dos nove casos suspeitos para influenza H1N1 em Caçador, três foram confirmados pela Vigilância Epidemiológica, depois que os resultados dos exames chegaram de Florianópolis. Os pacientes são: um homem de Rio das Antas e duas crianças, de 10 e 14 anos, de Caçador. Todos passam bem e estão em casa, segundo a coordenadora do setor, Paula Brustolin Xavier.

Um quarto exame apresentou resultado negativo e cinco continuam suspeito. “Estamos monitorando os casos com todos os cuidados necessários. Queremos colocar pra população a situação no município está tranquila, provavelmente teremos outras coletas e outros casos, mas vamos estar repassando as informações conforme chegam os resultados dos exames pra nós”, comenta.

Para Paula, o importante continua sendo a prevenção. “Reunimos todos os diretores e repassamos a situação real do nosso município em relação à gripe, sempre destacando os cuidados como hábitos de higiene, boa alimentação, entre outros”, conclui Paula.

Dicas de prevenção

A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda e a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Saiba como se prevenir da gripe adotando medidas simples:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.

- Ao tossi ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.

- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

- Pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.

- Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde.

- Procure o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima em caso de gripe para diagnóstico e tratamento adequados.

ATENÇÃO: se você estiver com febre acima de 38 graus e apresentar dificuldade respiratória, procure o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima.

Mais notícias