Caçador tem 4 casos suspeitos de Gripe A. Uma criança, um idoso e outras duas pessoas na faixa de 30 a 45 anos fizeram os exames para comprovar se estavam com a doença. Entretanto, de acordo com a enfermeira Paula Xavier, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, ainda não há a confirmação dos resultados.
“Este exame serve apenas para fazer uma triagem e saber se o vírus está em Caçador ou não”, destacou Paula.
Segundo ela, é preciso estar atento aos sintomas e diferenciar um simples resfriado de uma gripe. “A gripe resulta em dor no corpo, febre mais alta e o resfriado apenas um mal estar, mas que passa rápido. Se acaso a pessoa estiver com gripe, deve procurar um médico ou a unidade de saúde para receber medicação”, disse.
Além disso, Paula enfatizou que a preocupação deve ser constante e os cuidados precisam ser mantidos para evitar a contaminação pela Gripe. “As pessoas precisam continuar com os cuidados de higiene, o álcool gel, copos individuais nas escolas bem como da etiqueta da tosse e dos espirros. Tudo isso contribui muito mais para a prevenção da doença”, acrescentou.
Vacinação
A respeito da vacinação, Paula lembrou que é apenas para um grupo específico. “Estamos mantendo a vacinação para as crianças que precisam da 2ª dose, gestantes, e pessoas que têm doenças crônicas, além dos socorristas dos Bombeiros. Para o restante da população a vacina será disponibilizada apenas com receita médica”, finalizou Paula.





