3 de outubro de 2026
Temporal

Em meia hora, quase o total de chuvas para o mês

Granizo, chuva torrencial e vento causaram graves danos a propriedades no interior

Por Caçador Online

Bastou pouco mais de meia hora para cair, em forma de chuva e granizo, mais de 100 mm em cima das comunidades de São Francisco e Jacutinga na noite desta sexta-feira, 20. O volume alarmante pode chegar a mais da metade do previsto para todo o mês de janeiro, que chega em torno de 150mm a 200mm, dependendo do ano.

Desde a noite da catástrofe, equipes da Prefeitura, Bombeiros, Celesc e Defesa Civil estão monitorando os locais atingidos e auxiliando as pessoas que tiveram que abandonar suas casas. “Sete pessoas estão desalojadas, mas foram abrigadas nas casas de conhecidos em comunidades próximas do local do temporal”, explicou o chefe da Defesa Civil, Sérgio Elói Bisotto.

Leia mais
Temporal causa estragos em comunidades do interior

Preliminarmente, foram contabilizadas 40 propriedades atingidas, em algumas delas, com toda a área plantada destruída pelo temporal. Pêssegos e ameixas, que estavam sendo colhidos ficaram espalhados pelo chão.

Plantações inteiras de tomate, bem como parreirais de uva também vieram abaixo. Os prejuízos ainda não foram contabilizados, mas algumas famílias, que sobrevivem da monocultura, perderam tudo.

Trabalho de recuperação
Na manhã deste sábado, as equipes da Prefeitura trabalhavam para limpeza das estradas que, em alguns locais, foram trancadas pela quantidade de terra que veio das lavouras. “Chegamos a pensar que alguns açudes tinham rompido, mas isso não aconteceu. Na verdade, foi a quantidade de água que desceu dos morros e passou em cima das estradas, trazendo muita terra, fértil, que ficou alocada ali”, explicou Bisotto.

A Celesc trabalhava intensamente visando restabelecer a energia nos locais atingidos. Já a Secretaria de Assistência Social deverá encaminhar colchões, alimentos e outros bens para as famílias que tiveram suas residências atingidas.

Ao todo, 16 casas foram afetadas pelo vendaval. Uma delas teve o telhado inteiro arrancado. “Não acreditamos que tenha sido um tornado, mas sim, um sistema de chuva de granizo que acabou baixando em cima das partes mais altas, fazendo com que o ar quente se espalhasse, em forma de vendaval”, resumiu Bisotto.

Antigranizo
A respeito do funcionamento do Antigranizo, que é pago pelos proprietários e pela Prefeitura, Bisotto foi categórico em afirmar: “Se não fosse esse Sistema, até agora estaríamos caminhando sobre as pedras, dada a quantidade que iria cair sobre aquela região”.

“Trata-se de um sistema que evita que catástrofes maiores com granizo aconteçam, mas não evita os vendavais e faz com que as pedras derretam e caiam em forma de chuva. Agora, imagina se toda água que caiu viesse como granizo. Não sobraria muita coisa para mostrar”, acrescentou.

Prevenção
O trabalho de prevenção da Defesa Civil continua. Na tarde deste sábado, Bisotto afirmou que o alvo seria analisar um açude que poderia se romper, a água descer e atingir outros três açudes menores, causando mais estragos ainda.

“Vamos até o local para tentar esvaziar este açude, visando prevenir de termos maiores transtornos”, esclareceu.

Um relatório dos estragos deverá ser apresentado pela Defesa Civil nesta terça-feira, 24.

Previsão
Bisotto ainda alerta que, para esta segunda, existe a previsão de chuvas isoladas, como a que aconteceu naquela região. Entretanto, na terça-feira, a precipitação, na mesma proporção, pode atingir todo o município.

Mais notícias