3 de outubro de 2026
Ordem de serviço

Nova ponte do Trabalhador começa a ser construída nesse mês

Após retirada da estrutura antiga, obra da nova ponte será realizada em 120 dias

Por Ass. Imp. Prefeitura de Caçador

Autorizada obra à construção da nova Ponte do Trabalhador, situada na Vila Kurtz. A ordem de serviços foi assinada na manhã dessa sexta-feira (2), no auditório da Prefeitura de Caçador, pelo prefeito de Caçador, Imar Rocha e Agenor Zanco, da empresa vencedora da licitação.

O início dos trabalhos está previsto para a próxima semana, com a retirada da estrutura antiga pela equipe da Secretaria de Infraestrutura.

“Essa é uma obra aguardada por muitos anos pela população de Caçador, em especial a que reside na Vila Kurtz e nos bairros adjacentes. Muitos deixam de fazer o acesso à localidade em função da precariedade da Ponte do Trabalhador, gerado assim um acúmulo do fluxo no trânsito na ponte da rodoviária”, relata o prefeito de Caçador, Imar Rocha.

O chefe do Executivo Municipal salienta a importância da obra que vai dar segurança também aos pedestres, hoje desassistidos pela iluminação naquele trecho. “Além de desafogar o trânsito nas proximidades do Parque Central José Rossi Adami, a construção será uma obra bonita, com duas pistas e acessos aos pedestres”, detalha.

A assinatura à ordem de serviço da nova ponte contou com a presença da vice-prefeita de Caçador, Luciane Pereira; o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador (Ippuc), Newton Marçal Santos; o secretário de Infraestrutura, Darci Ribeiro dos Santos; o diretor Agenor Zanco da empresa responsável pela obra, Zanco Ltda; a engenheira da Prefeitura de Caçador, Carolina Fruet de Lima; representantes da Diretoria de Trânsito e Segurança de Caçador (Dittesc); entre outras autoridades locais.
 
SEGURANÇA

Desvio para demolição da ponte
 
Nos próximos dias será dado início à demolição da Ponte do Trabalhador, para que o novo projeto saia do papel. O processo para derrubar o acesso entre a Vila Kurtz e o centro de Caçador será feito pela equipe da secretaria de Infraestrutura. Os agentes da Guarda Municipal farão a parte da interdição do trânsito e orientando a comunidade sobre os novos acessos até conclusão da obra.

Conforme o secretário da pasta, Darci Ribeiro dos Santos, tranqüiliza a população e afirma que o fluxo daquela localidade será distribuído. A intenção é estabelecer uma ligação provisória para garantir a passagem dos pedestres naquele trecho. “Após a construção dessa pinguela vamos iniciar a retirada da ponte, pedimos à comunidade que tenha paciência já que será viabilizada apenas a passagem de pedestre – provisoriamente”, detalha.
 
PLANEJAMENTO

Ippuc coordena execução da obra
 
Os trabalhos para a construção da nova Ponte do Trabalhador foram iniciados pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbano de Caçador (Ippuc), que verificou o solo da localidade e efetuou o processo de organização documental à licitação. De acordo com o presidente do Instituto, Newton Marçal Santos, quatro empresas participaram do processo e a Zanco Ltda foi a vencedora. “A empresa tem 120 dias para executar a obra de extrema importância para a Vila Kurtz e parte central do Município”, destaca.

Marçal comenta sobre a dificuldade inicial para construir a obra já que as estacas são diferenciadas, pois recebem uma injeção de concreto dentro da rocha. “Tão logo saia da água será pré-moldada e encaminhada para uma indústria, e após que colocada na água a velocidade da obra será maior”, detalha, comentando que a fiscalização da obra será feita pela engenheira da Prefeitura, Carolina Fruet de Lima.

PROJETO: “O prefeito Imar Rocha deixou transparecer que devemos pensar também na ponte da Rua Luís Tortatto, no Gioppo ligando a Vila Santa Catarina”, comenta, salientando que a obra já está planejada há muitos anos, visando o desenvolvimento daquela região.

Mais notícias