3 de outubro de 2026
Meio ambiente

Ibama pode fechar escritório regional de Caçador

Assunto foi debatido em reunião nesta quarta-feira, 16, na Prefeitura Municipal

Por Caçador Online

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) pode fechar o escritório regional em Caçador. O assunto foi discutido em reunião nesta quarta-feira, 16, entre representantes do órgão, prefeito Imar Rocha, Fundema e Secretária de Agricultura.

A reportagem deste Portal teve acesso a um memorando, datado de 28 de junho de 2011, destinado à Superintendência do IBAMA em Santa Catarina. O documento é assinado pelo chefe do escritório local, Gilberto Frederico Feldhaus, argumentando a importância da unidade em Caçador.

Confira alguns trechos:

- O Escritório Regional do Ibama em Caçador atende a mais de 40 municípios do meio oeste e planalto norte catarinense.

- Responde por mais de 35% de pessoas jurídicas do Estado, cadastradas com atividades poluidora e/ou utilizadoras de recursos ambientais.

- A região responde por mais de 43% do total de movimento de produto e subproduto de origem florestal nativo.

- A região abriga espécies florestais ameaçadas de extinção como araucária, xaxim, imbuia, canela, além de animais e aves da fauna brasileira.

- Sob sua área de jurisdição cruzam três das quatro rodovias federais do Estado, BR 116, BR 153 e BR 282, quatro rios federais, Rio Pelotas e Rio Uruguai, na divisa com o RS, Rio Iguaçu e Rio Negro, na divisa com o Paraná.

- Na região estão as principais empresas produtoras de papel e celulose: Klabin, Adami, Tedesco, Irani, Rigesa, Grupo Iguaçu). Grandes frigoríficos (Perdigão, Seara, Sadia), fruticultura em produção de larga escala, assim como a produção de grãos, sendo sem dúvida região do Estado que sofre com forte impacto sobre os recursos naturais.

- Em Caçador estão instalados diversos órgãos da administração pública federal como Justiça Federal, Ministério Público Federal, Receita Federal, Ministério do Trabalho, INSS, entre outros.

- Escritório regional possui sede própria e apresenta baixo custo de manutenção, com valores abaixo de 10 mil mensais, apresentando arrecadação muito superior através do recolhimento de multas e taxas.

- Desde 2003, mais de 50% das atividades e operações fiscalizatórias em Santa Catarina ocorreram em municípios sob a jurisdição da unidade de Caçador.

- Os escritórios mais próximos são Chapecó e Rio do Sul.

- Há profissionais de outras partes do Brasil dispostos a trabalhar em Caçador.

- O Município já sinalizou favorável a mediante convênio, ceder servidores (engenheiro florestal e/ou agrônomo) para auxiliar o IBAMA, e/ou fazer parceria, promovendo pagamento despesas custos de manutenção desta unidade (água, luz, etc).

Por fim, o documento solicita a revisão do fechamento da unidade do IBAMA Caçador, assim como esclarecimentos sobre os critérios adotados para manutenção e desativação de unidades em Santa Catarina.

Mais notícias