3 de outubro de 2026
Atividades

Alunos do Paulo Schieffler conhecem as funções do Poder Legislativo

Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

As competências do Poder Legislativo ficaram em evidência na noite desta quarta-feira (21), durante encontro entre os alunos do Magistério da Escola Paulo Schieffler e os vereadores Sirley Ceccatto e Rubiano Schmitz.  O encontro contou com a participação de mais de 100 estudantes e fez parte das atividades desenvolvidas pelo professor Gelson Carlos Lopes, titular da disciplina de Sociologia. Nesta quinta-feira, a noite, os estudantes retornam à Casa Legislativa para conhecer um pouco sobre a atuação dos Poderes Executivo e Legislativo.

A abertura contou com a apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes voltados a temas como liberdade, política, justiça, moralidade e cidadania. Os alunos foram às ruas buscar da população a opinião sobre estes temas.

Logo após a apresentação, o vereador Rubiano Schmitz instigou os estudantes a opinar sobre a política. Diante das diversas opiniões expressadas, Rubiano fez um breve relato da visão que se tem atualmente do político em nosso país, a diferença entre política e politicagem, as funções de um vereador e a responsabilidade coletiva na escolha dos seus representantes.

“A visão da maioria das pessoas ao serem questionadas sobre a atuação de um vereador ou de qualquer outro membro da classe política neste país é que a grande maioria não serve pra nada, no entanto, nem todos são iguais. Assim como temos bons e maus professores, médicos, alunos e tantos outros profissionais distribuídos nas mais diversas profissões, na política não é diferente, no entanto, vivemos em uma sociedade onde ela (política) é fundamental para se viver de forma organizada”, salientou o vereador.

Rubiano fez questão de enaltecer a responsabilidade da sociedade na escolha dos seus representantes. “O problema da política não é apenas os políticos, mas quem os escolhem. Temos a liberdade de escolher quem irá nos representar e cabe a cada eleitor valorizar o seu voto, votando em pessoas qualificadas para a respectiva função. Isso é fundamental para que possamos mudar a atual realidade sobre política”, afirmou.

O vereador, juntamente com a presidente Sirley Ceccatto, apresentou um breve resumo sobre a função do Legislativo nas três esferas, destacando principalmente o papel da Câmara Municipal, com assuntos pertinentes às sessões ordinárias, solenes, plenária extraordinária e as comunitárias, ao trabalho das comissões, o regimento interno da Câmara, a Legislação, Projetos de Lei e decretos legislativos, resoluções, proposições, indicações e requerimentos, além do procedimento legislativo ordinário, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei de Orçamento Anual.

A iniciativa de buscar este contato com os poderes foi enaltecida pela presidente Sirley Ceccatto. Segundo ela, esta interação é muito importante, principalmente por se tratarem de jovens que as lideranças do amanhã. “Está de parabéns o professor Gelson por se preocupar em apresentar o que é os três poderes a estes alunos. O encontro foi muito produtivo porque tivemos a oportunidade de passar a mais de 100 pessoas o dia-a-diada Casa Legislativa, esclarecer os seus direitos enquanto cidadãos junto a Casa Legislativa. Infelizmente, ao perguntar quantos conheciam o Poder legislativo, apenas 7 de uma centena disseram que já tiveram contato com a Câmara, por isso, na noite desta quinta-feira terei o prazer em apresentá-la”, afirmou.

Segundo o professor Gelson, a iniciativa visa aprimorar o conhecimento das habilidades cognitivas do educando, estimulando a mesmo a ter autonomia intelectual em um processo de reconstrução e reivindicação do conhecimento, conscientizando sobre política na nossa vida e na sua finalidade, tendo como ponto de partida os direitos e deveres de cada cidadão, trabalhando um período histórico desde 1924 até 1988, abordando a nossa constituição cidadã: a Constituição do Brasil, que foi fundada em 5 de outubro de 1988.

“Esta é uma atividade que está inserida na grade curricular, dentro da Sociologia Política, fundamental para aprimorar o conhecimento dos nossos alunos. A nossa filosofia de trabalho permite ao educando ir a campo antes de ter o conhecimento teórico, pois entende-se que este é um fator fundamental no processo de ensino-aprendizagem. 

O encontro contou ainda com a presença da assessora jurídica da Casa, Juliana Juliana Maciel Khol.

Mais notícias