4 de outubro de 2026
Plataforma Freire

Abertas pré-inscrições para formação inicial de professores

Cursos são gratuitos em todo Brasil nas modalidades presencial e a distância

Por Ass. Imp. SDR\Caçador

A Gerência de Educação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Caçador divulga que estão abertas as pré-inscrições na Plataforma Freire para formação inicial de professores que atuam na rede pública estadual e municipal cadastrados no Educacenso, visando o ano letivo 2012. O prazo final é dia 10 deste mês.

As pré-inscrições constam no site da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, em “Fique por dentro” – PARFOR – Plataforma Freire – divulgação da pré-inscrição para os cursos de licenciaturas presenciais ou pela UFSC, onde são ofertados cursos de licenciatura em Filosofia, Física e Matemática, na modalidade a distância.

De acordo com a supervisora de Educação Básica e Profissional da Gered/Caçador, Rita Schumann, é de extrema importância o preenchimento das vagas e criação das turmas, pois é uma oportunidade única para professores sem formação.

A Plataforma Freire faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), uma ação conjunta entre o Ministério da Educação (Mec), Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) e Secretarias de Educação dos Estados e Municípios.

É um ambiente virtual criado pelo Mec/Capes para cadastro de professores e realização das pré-inscrições nos cursos do Parfor, destinados aos professores sem formação adequada à LDB e em exercício nas escolas públicas de educação básica, estaduais e municipais.

São oferecidos cursos gratuitos e de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, em municípios dos Estados da Federação, por meio de Instituições Públicas de Educação Superior e Universidades Comunitárias. Em Santa Catarina as instituições envolvidas são: UDESC, UFSC, UFFS, IF-SC, IFC e as Instituições filiadas a ACAFE.

Contatos

www.sed.sc.gov.br
formacaoinicial@sed.sc.gov.br

http://freire.mec.gov.br
plataformafreire@mec.gov.br

Mais notícias