3 de outubro de 2026
Animais

Fundema denuncia maus tratos e orienta população

Filhotes de cães foram jogados no rio dentro de um saco. População deve denunciar

Por Ass. Imp. Prefeitura Municipal

A prática de maus tratos contra animais de estimação é comum no Município, e para mudar este cenário o Poder Público orienta comunidade. A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema) pede atenção à população para identificar aqueles que comentem o crime. A exemplo da iniciativa de Vanderlei Alves, que socorreu seis filhotes de cachorrinho, que haviam sido jogados ao rio, dentro de um saco. 

“Esperamos que cada vez mais pessoas possam se espelhar no exemplo de altruísmo e humanidade de Vanderlei e de sua família, e que logo chegue o dia em que o respeito a todos os seres vivos se torne a regra ao invés da exceção”, desabafa a médica veterinária, Carla Demantova, da Fundação.

Conforme ela, com a ajuda de toda a equipe, os filhotes receberam leite a cada 2 horas, e foram aquecidos. “Ao chegarem ao Fundema, um já estava morto. Infelizmente, devido a complicações respiratórias decorrentes do frio e do quase afogamento, nenhum dos bichinhos sobreviveu”, informa.

ORIENTAÇÃO

A médica veterinária orienta a população sobre as maneiras de se prevenir uma gestação em seus animais de estimação. A média veterinária explica que o animal pode ser mantido isolado durante o período de cio. Pode-se ainda, utilizar a injeção anticoncepcional, que inclusive é distribuída gratuitamente pela Fundema, ou, o melhor método, pode-se realizar a castração cirúrgica.

“Se, apesar dos cuidados, a cadela acabar fugindo e cruzando, os filhotes podem ser doados. É fácil doar filhotinhos. A Fundema e vários veículos de comunicação do Município divulgam e ajudam pessoas a encontrar novos lares para filhotes e adultos”, acrescenta.

CÃES

Filhotes atirados ao rio

Neste domingo (21), seis filhotes de cachorro foram atirados ao rio. Os quatro sobreviventes foram levados à Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), na segunda-feira (22). Lá, os animais foram devidamente alimentados e adotados por uma cadela que estava amamentando. Mas morreram devido as circunstâncias.

Vanderlei Alves, acordado pelo barulho que os cães da vizinhança faziam, viu os animais serem jogados em um saco, por um homem, e sair em disparada em um Gol vermelho. Ao ouvir o choro dos filhotes foi com sua filha Luana, tentar salvá-los. Alves relata que os recém-nascidos ainda tinham o cordão umbilical, e dois estavam mortos.

Alves relata que com o auxílio de sua família, secou, aqueceu e passou todo o domingo tentando alimentá-los. No entanto, nenhum dos filhotes pode ser salvo.

Mais notícias