3 de outubro de 2026
IFSC

“Fizemos acontecer o desenvolvimento”, diz Consuelo

Reitora do Instituto Federal de SC se despede rumo a um desafio ainda maior

Por Caçador Online

A reitora do Instituto Federal de Santa Catarina, Consuelo Sielski Santos, esteve em Caçador no final da semana passada acompanhando a formatura de 180 costureiras industriais do IFSC em parceria com CDL e Prefeitura.

Mas não somente por isto a educadora visitou o município, mas também, para se despedir da diretoria e demais funcionários do Instituto, assim como faz nas demais unidades do Estado.


Consuelo na entrega dos diplomas em Caçador

Isto porque Consuelo, que é servidora pública federal, foi convidada para dirigir a Corporativa Universidade dos Correios, em Brasília, local onde se coordena toda a qualificação dos mais de 100 mil funcionários dos Correios espalhados pelo Brasil.

A servidora deixa um legado de 18 unidades do Instituto Federal construídas durante seus quase oito anos de gestão, que formam 21 em funcionamento em Santa Catarina, além de outras oito unidades em fase de implantação.

“Quando assumimos em 2004 queríamos interiorizar a escola técnica e uma lei proibia. Lutamos em Brasília no Congresso e a lei foi derrubada em 2005. Deste então começamos este projeto de expansão do Instituto”, comenta.

O objetivo de Consuelo era levar educação técnica a quem realmente precisava. “Para se ter uma idéia, hoje temos uma unidades do IFSC em Urupema, que possui apenas 2,5 mil habitantes. Mas a população precisava de novas opções, e era isso que fazíamos. Se você buscar informações sobre as cidades que possuem o Instituto, vai verificar que tudo melhora, o comércio, a cidade, a economia”, explica.

Para que esta expansão fosse possível, a reitora salienta e agradece sua equipe de trabalho. “Tive uma equipe de muita competência, confiança e dedicação ao trabalho. Não tínhamos sábado nem domingo, trabalhávamos sempre. Saio triste por ter que deixar a instituição, mas feliz porque realmente fizemos acontecer o desenvolvimento”, declara.


Consuelo espera que seus sucessor ou sucessora na reitoria do IFSC tenha o mesmo olhar para as comunidades mais necessitadas do Estado, e que continuem oportunizando uma profissão e sonhos à milhares de cidadãos.

Equipe

Consuelo não estará sozinha nesta nova missão na Capital Federal. Juntamente com ela, também atuarão na Corporativa Universidade dos Correios ,e deixam o IFSC, a pró-reitora de Administração do Instituto, Rosangela Mauzer Casarotto e o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Marcelo Carlos da Silva.

Mais notícias