A Celesc lança nesta terça-feira (9), em Florianópolis, o Projeto Celesc de Eficiência Energética em Hospitais Filantrópicos. A iniciativa pretende realizar um completo diagnóstico técnico e a eventual substituição de equipamentos hospitalares visando o uso racional e a redução do consumo de energia elétrica.
A indicação do projeto partiu do deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) e entre as entidades beneficiadas está o Hospital Maicé, de Caçador, além de outras 13 entidades indicadas pelo parlamentar.
“O objetivo é possibilitar a continuidade dos serviços de saúde, mas com menores custos operacionais aos mantenedores de cada hospital”, destacou Marcos Vieira.
O diretor comercial da Celesc, Dilson Oliveira Luiz, disse que já foi realizada licitação para definição da empresa que fará o diagnóstico, correção, medição e certificação dos hospitais.
Depois de uma avaliação minuciosa, serão trocadas lâmpadas, fiação, motores, máquinas e equipamentos hospitalares considerados obsoletos, por produtos mais sofisticados que consomem menos energia. Todo o investimento será realizado pela Celesc.
O Programa de Eficiência Energética existe desde 1999, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou resolução determinando às empresas do setor a obrigação de investir 0,5% do lucro operacional em programas voltados à redução do consumo de energia.





