Algumas espécies da fruticultura caçadorense entram no período de floração e agora fica a expectativa para que o tempo auxilie neste processo. Os pesquisadores da Epagri estão otimistas quanto as previsões até o início de setembro.
De acordo com José Luiz Petry, pesquisador da Epagri, a fruticultura está saindo do período de dormência das fruteiras e partindo para a floração em algumas espécies, como pêssego, ameixa e as cultivares precoces de macieira.
As cultivares tardias de macieira, pereira (pêra) e videira (uva), ainda se encontram dormentes. “Se as condições climáticas continuarem como está na previsão, com temperaturas durante o dia acima dos 20 graus, acredito que já no início de setembro estas espécies estarão iniciando sua floração”, disse.
A partir de agora, os pesquisadores da Estação Experimental e os agricultores, ficam atentos para possíveis geadas, que podem vir a atrapalhar a fruticultura. “Não seria algo favorável neste momento, mas felizmente todas as previsões até dia 2 de setembro não indicam ocorrência de temperaturas abaixo de zero”, declara Petry.
Mesmo assim, o pesquisador pondera e ressalta que os cuidados permanecem. “Não podemos prever para mais tempo, como para a segunda quinzena de setembro por exemplo. Eventualmente uma geada pode ocorrer, mas no momento em que existir essa informação, isso deverá ser repassado ao produtor para que tome as devidas providências”, finaliza.





