Caçador realiza, durante toda a Semana Mundial do Aleitamento Materno, iniciada neste domingo, 1º, ações que promovam incentivos à amamentação.
Com o tema “Amamentação: dê o que há de melhor a seu filho”, a clínica Materno Infantil Dr. Maria da Graça, coordenada pela enfermeira obstetra Dinamar Gomes, está realizando um trabalho de orientação, sanando dúvidas sobre o aleitamento materno, os cuidados com as mamas (fissuras e engurgitamento), a posição correta para a amamentação tanto da mãe quanto do bebê, entre outras informações importantes que visem o bem-estar de filhos e mães.
De acordo com a enfermeira, o objetivo é tornar o Materno Infantil uma referência municipal no acompanhamento das gestantes, nutrizes e recém-nascidos, incentivando assim o aleitamento exclusivo.
“O leite materno é o mais adequado para a criança, pois é completo e possui vitaminas, minerais, gordura, açúcar e proteína. Adequado e equilibrado, é de fácil digestão para o bebê, além de proteger contra doenças (diarréias, pneumonias e infecção no ouvido)”, afirma.
Ela destaca ainda que o leite está sempre pronto, na dose e temperatura certa, aumentando o quociente de inteligência em até 8,3 escores. Além destas vantagens, amamentar logo após o parto auxilia na recuperação da mãe, ela pode voltar ao peso normal mais rápido, sendo um método natural de planejamento familiar quando exclusivo e em livre demanda (98%). “Pode diminuir também o risco de câncer de mama e ovários”, afirma Dinamar.
Para o prefeito Saulo Sperotto o repasse destas informações é fundamental, pois contribuirão para melhor formação da criança, fortalecendo-a e tornando mais saudável. “Nesta semana, em especial, estamos intensificando este trabalho, porém, o poder público municipal está sempre à disposição pra sanar dúvidas e orientar as mamães”, salienta.
Amamentar é um ato de amor
Para o obstetra Sidnei Roberto Marins, a amamentação, além de ser o melhor alimento, é um ato importante de amor. “Através da amamentação, estreitam-se os laços de afeto entre ambos. Além disso, a mãe produz o leite ideal para seu filho. O colostro (primeiro líquido segregado pelas glândulas lactíferas logo depois do parto - difere do leite típico pelo conteúdo maior de proteínas) é o leite que a criança precisa nos primeiros dias de vida e pode ser claro ou amarelo, grosso ou ralo”, destaca o profissional.
O pediatra Clayton Luiz Gorny afirma que “o leite materno é o melhor alimento para o bebê e deve ser exclusivo até o sexto mês de vida, não sendo necessário dar outro tipo de complemento como chás, água, ou leite artificial”. “Não se deve dar nenhum outro alimento neste período, pois é o leite o mais completo e o que mais vai proteger contra infecções e alergias, por exemplo”, afirma.