3 de outubro de 2026
PEDIDO

Comunidade quer Ala Psiquiátrica

Darci Ribeiro foi procurado para continuar a luta pela reativação do Jonas Ramos

Por Caçador Online

Na tarde desta quarta-feira (7) o chefe do Legislativo, Darci Ribeiro dos Santos, foi procurado para interferir pela saúde em Caçador. A aposentada Jandira Lapeano, 55 anos, reclamou a falta de atendimento para a filha, Sandra Terezinha Xumadelo, 33 anos, que durante surto psicótico, agrediu família e bombeiro. “Essa situação reforça a importância da reativação do Hospital Jonas Ramos”, declara o vereador.

Jandira relata que a filha saiu de casa para buscar as crianças na escola e entrou na casa de uma amiga, onde surtou. “Ela juntou a faca e tentou matar a mulher, de uma hora para outra. Tiveram que chamar os bombeiros e a polícia”, conta.

A aposentada relata que a filha foi encaminhada ao Hospital Maicé onde foi medicada e levada para casa. “Mas ela acorda e eu tenho que correr medicá-la, para não dar outra crise. É complicado ter que manter ela aprisionada na própria casa”, acrescenta, comentando que a filha não pode ficar no hospital porque a Ala Psiquiátrica foi desativada.

Segundo a mãe de Sandra, a filha deveria ser mantida em casa até os próximos 10 dias, após realização de triagem pelo Caps 2, para depois receber atendimento especializado.

Para o presidente da Câmara, o problema não tem a devida valorização. Ele questiona ainda o comprometimento da Sociedade Franco Brasileira, que até então respondia pela unidade, em garantir atendimento para toda a demanda após o fechamento do Jonas Ramos. 

“É muito fácil falar quando não se tem o problema em casa”, frisa Darci Ribeiro, defendendo melhorias no atendimento destinado a saúde mental.

Mais notícias