3 de outubro de 2026
Meio ambiente

UNIARP é parceira em projeto de reciclagem de óleo

Por Núcleo de Imprensa da Uniarp

Foi aprovado na reunião do Conselho Regional de Desenvolvimento (CDR) em Timbó Grande dia 01 de maio, o projeto De Óleo no Futuro, onde a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) é uma das parceiras junto com o Governo do Estado. 

O projeto De Óleo no Futuro faz parte do Programa Estadual de Coleta, Reciclagem e Beneficiamento do Óleo de Cozinha, lançado pela Diretoria de Saneamento e Meio Ambiente (DSMA), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, sob o comando do Secretário Onofre Agostini.

Instituído pela lei estadual nº 14.330, de 18 de janeiro de 2008 o Programa prima pela adoção de medidas de proibição de lançamento ou liberação de poluentes nas águas ou solo.

O objetivo é conscientizar alunos e sociedade em favor do meio ambiente, favorecendo assim a exploração econômica da reciclagem dos óleos e gorduras, desde a coleta, transporte e revenda, até os processos industriais de transformação, de maneira a gerar mais emprego e renda para os catarinenses.

A UNIARP participará do programa na fase de coleta e transformação do óleo recolhido em sub-produtos, como biodisel, sabonetes, sabão e outros, utilizando sua estrutura de laboratórios, quadro docente e acadêmicos, numa ação de conscientização ambiental e aprendizagem.
 
Faça a sua parte!

O processo de reciclagem do óleo é simples, mas exige a contribuição de todos para funcionar devidamente e ser um sucesso. Antes de ser armazenado, o óleo deve ser resfriado, e após resfriado deve ser colocado numa garrafa pet.

Depois a garrafa deve ser levada a um ponto de coleta (escola), onde deve ser colocada dentro da bombona e quando cheia deve ser lacrada e recolhida pela empresa.

Produtos como sabão, detergente, adubo orgânico, sabão em pasta e massa de vidro são resultados da reciclagem do óleo.

Mais notícias