3 de outubro de 2026
Sexualidade

Unimed participa de projeto "Saúde e Prevenção nas Escolas"

Por Ass. Imp. Unimed

A Unimed Caçador, através do projeto Medicina Preventiva, participou do encontro de capacitação mensal do projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas”, realizado na quarta-feira (28), nas dependências da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe-UNIARP, pela Secretaria Municipal de Educação, Gerência de Educação–GERED e Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica. 

Segundo a assistente social da Vigilância Epidemiológica, Rosangela Cristina Malat, a ideia de implantar o projeto em Caçador surgiu ainda no ano de 2009, quando representantes do município e estado se reuniram para discutir e levantar os problemas comportamentais existentes nas escolas de Caçador e do interior. “Este projeto do Ministério da Saúde tem quatro eixos a serem trabalhados: paz, violência, sexualidade e drogas. E, desta assim, convidamos a Unimed para ser parceira nesta iniciativa”, explica.

A palestra sobre sexualidade foi proferida pelo ginecologista e obstetra Francisco Ogibowski a 43 orientadores e assistentes pedagógicos da rede de ensino. “A intenção é se despir dos preconceitos e começar a tratar a sexualidade, dentro da sala de aula, com tranquilidade e segurança. Precisamos preparar os professores e conscientizá-los que o assunto existe e é natural para todo ser humano. Temos que acabar com os tabus que a sociedade muitas vezes nos impõe”, declara o médico.

O projeto Medicina Preventiva da Unimed Caçador tem como objetivo promover e prevenir a saúde, através de palestras educativas em escolas, empresas e grupos da comunidade, gratuitamente.

Além da Unimed Caçador, os participantes também foram orientados por psicólogos sobre violência, álcool e drogas e receberam um material para aplicar dinâmicas com os alunos pertinentes ao Projeto.

Mais notícias