3 de outubro de 2026
Reivindicações

Associação de Moradores faz visita a Florianópolis

Por Caçador Online

Presidentes e representantes das 31 associações de moradores de Caçador estiveram na manhã dessa segunda-feira (12) realizando um feito inédito no movimento comunitário caçadorense: uma viagem a Florianópolis com o intuito de encontrar deputados, secretários e governador e solicitar recursos em prol das associações de moradores da cidade.

“Nunca na história do movimento comunitário de Caçador houve uma façanha como essa, onde quase a totalidade de lideranças comunitárias se reuniu em busca de uma causa única que é a viabilização dos projetos de construção, ampliação e reforma de 22 centros comunitários e da sede da União”, afirma a presidente da União das Associações de Moradores de Caçador e presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Clara, Marilene Mantovani.

A primeira visita foi a Assembleia Legislativa onde a comitiva se encontrou com os deputados Marcos Vieira, Reno Caramori e Onofre Agostini que receberam das mãos da presidente da União todos os projetos idealizados pelas comunidades caçadorenses. A totalidade dos projetos ultrapassa R$ 2 milhões, porém poderá dar um rumo diferenciado a qualidade de vida da população.

“Os centros comunitários dão independência para os moradores, que terão em sua localidade um espaço para realização de eventos, cursos e demais encontros. É uma necessidade grande e um sonho antigo do movimento comunitário de Caçador ter um centro em cada associação”, enfatiza Mantovani.

A Comunidade da Linha Laranjeira, por exemplo, pleiteou R$ 450 mil em recursos para a construção do seu centro e a comunidade do Recanto da Alvorada, além da construção da sede própria da associação, busca adquirir recursos para a implantação de cursos profissionalizantes no local.

Além dos centros comunitários, a comitiva também solicitou maiores investimentos na área de segurança e um reforço para os Conselhos de Segurança (Consegs) da cidade. “É evidente que os maiores interessados em ter segurança é a própria população e os Consegs são uma ótima ferramenta para esse fim. Mas não adianta apenas a mobilização da comunidade, o Estado precisa dar o seu retorno, a sua contrapartida e foi isso que esses líderes vieram buscar”, comenta o deputado.

Ainda na parte da tarde, a comitiva se reuniu com o Secretário de Segurança Pública, André Mendes da Silveira, e com o governador do Estado, Leonel Pavan.

Mais notícias