O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística pretende recensear cerca de 20 mil domicílios em Caçador. Em 2 mil domicílios será aplicado um questionário diferenciado, completo, onde demandará cerca de uma hora para as respostas. Nos outros domicílios, o questionário é mais curto, levando no máximo 20 minutos para se responder.
Um concurso público será aberto para suprir a demanda de pessoal que fará os trabalhos. As inscrições podem ser feitas no site do IBGE ou nas agências dos Correios, até o dia 19 de março. As inscrições custam R$ 18,00.
As vagas estão divididas por município. Para Caçador, estão abertas 64 vagas. Já para Lebon Régis, são 14, Rio das Antas, 6, Calmon, 4 e Macieira também 4.
Podem participar todas as pessoas que tiverem mais de 18 anos, com o Ensino Fundamental completo. “A preparação dos recenseadores inicia no dia 19 de julho, para que os trabalhos iniciem em 1º de agosto”, afirmou o responsável pelo IBGE em Caçador, Airton Ribeiro.
Ele enfatiza que os recenseadores são pessoas de grande importância para os trabalhos, pois são eles que irão colher as pesquisas.
Ainda, segundo Ribeiro, preparativos estão sendo realizados há dois anos e já existe um técnico em informática atuando em Caçador.
“Queremos incentivar as pessoas que não estão trabalhando ou mesmo que têm um emprego de meio período para que se inscrevam, principalmente porque o salário é muito bom, nunca se pagou tanto para a realização do Censo”, completou Ribeiro.
Ele enfatiza que os recenseadores poderão ganhar até R$ 1.500,00 por setor, mas que isso depende do rendimento de cada um.





