Texto de autoria do professor Guerino Bebber (Doutor em Letras). Esta é uma produção advinda da prática cotidiana que envolve a equipe do Projeto Permanente de Extensão e Assistência Social: Inclusão- Vamos sentir o Museu? desenvolvido no Museu do Contestado.
O Museu do Contestado vem desenvolvendo desde o ano passado (2008), Férias no Museu, com o objetivo de transformar-se, ele próprio, o Museu, em escola-aberta para os alunos das redes estadual e municipais da região. Estas Férias eram sempre realizadas no mês de janeiro, 2008 e 2009.
Neste ano, 2009, a Fundação de Cultura do Município de Caçador entrou de parceira, trazendo a novidade do mês de julho, no meio do ano letivo, como "Férias". Desta forma, no ano em curso, 30 alunos de nossas escolas inscreveram seus nomes para participarem das "Férias Culturais" no Museu.
A bacharelanda em Pedagogia, Sibele Mussak foi quem ciceroneou os 30 alunos, de 4 a 13 anos de idade, durante a viagem de aventuras destes pelos episódios da Guerra do Contestado. A viagem cultural começou com exercícios de dança de "capoeira", a fim de deixar os músculos bem soltos e ágeis dos novos viajantes excursionistas. Não faltou o som do tambor, como que para reunir a tribo inteira e preparar-lhes os ânimos para se embrenharem floresta adentro a fim de seguir as trilhas dos guerreiros caboclos. Eram os pequenos de hoje buscando encontrar e identificar os caminhos traçados pelos seus ancestrais.
Já em plena visão do que acontecera no passado, os pequenos viajantes viram, diante dos seus olhinhos atentos, as espadas, as armas, as vestimentas de que seus antepassados se serviam para defenderem sua terra e, especialmente, seu direito de viverem livres dos invasores estrangeiros. Viram o pacífico João Maria, sentado, sobre suas pernas entrecruzadas, distribuindo palavras de consolo e ânimo aos pobres caboclos expulsos das encostas do Rio do Peixe, rio que cortava a mata densa de araucárias, de cedros e de imbuias.
Tal foi o entusiasmo dos nossos pequenos viajantes das "Férias Culturais" que, ao final, antes de se despedirem, se vestiram de personagens de outrora – José Maria, Adeodato, Maria Rosa, Teodora, Chica Pelega, Matos Costas, João Gualberto, Euzébio, Venuto Baiano, Chico Alonso, o Alemãozinho - e, pintados de acordo com o personagem escolhido, quiseram encenar, a seu mo do, tudo o que aprenderam e o que viram durante suas Férias.
Quem ficou encantado com isto, foi a professora Sibele, o Museu do Contestado, a Fundação de Cultura e a Sociedade que viu seus pequenos tão felizes e enteirados do seu e do nosso passado. E eles descobriram que "brincando também se aprende".





