3 de outubro de 2026
Agricultura

Palestra para piscicultores mostra exemplo de sucesso

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caçador

Reforçando o objetivo de constituir em Caçador uma associação de piscicultores, a Prefeitura, através da Secretaria da Agricultura, do Meio Ambiente, da Pecuária e do Interior, realizou na tarde dessa terça-feira, 12, um encontro com produtores e entidades rurais caçadorenses.

O destaque do evento foi a palestra ministrada pelo extensionista e médico veterinário da Epagri de Joaçaba, Clovis Segalin, que abordou a experiência ocorrida naquele município quando iniciou-se as tratativas de formulação de uma cooperativas de piscicultores.

“Para nós que estamos iniciando esse trabalho é muito importante termos como base a experiência de algum outro município. A Associação de Joaçaba está a 15 anos nesse projeto e Caçador está apenas começando as discussões. Para o Poder Público é valorosa esse apoio e para os produtores daqui é uma forma de saber realmente quais os benefícios de se criar uma entidade representativa da piscicultura de Caçador”, explica o secretário da Agricultura, José Carlos Pereira dos Santos.

Vinte municípios fazem parte da Associação criada em Joaçaba. “Essa entidade também enfrentou dificuldades em seu início, porém hoje está estruturada e conquista recursos através dos governos Federal e Estadual para incentivo a produção de peixes de água doce no município. A partir da criação de uma associação tudo fica mais fácil e temos certeza que Caçador possui preparo e capacidade para implantar uma entidade forte, agregando valor ao produtor rural local”, atribui o secretário.

Outro fator importante destacado pelo extensionista Segalin é a compra de insumos pelos produtores através da associação joaçabense, com preço e prazo melhores do que o comércio formal.

“Alguns produtores caçadorenses ainda não percebem a importância de se implantar uma associação como essas e as vantagens garantidas pelo projeto. Porém aqueles que participaram da reunião mostraram entusiasmo pela entidade de Joaçaba e a experiência daquele município”, afirma o médico veterinário da Secretaria da Agricultura, Emerson Driessen.

Quase todas as propriedades rurais de Caçador possuem açudes em sua área, porém nem todas produzem peixes. “E quando há essa produção ela é utilizada, apenas, para lazer ou consumo próprio. Muitos produtores não vêem na piscicultura uma forma de renda e, através dessa associação, será possível desenvolver esse setor e criar essa cultura de mercado”, acrescenta.

No dia 19 de junho, a partir das 14h, acontece na Estação Experimental da Epagri de Caçador uma nova palestra sobre o tema piscicultura. Na ocasião será tratado o policultivo de peixes, ou seja, a criação de várias espécies de peixes na mesma área alagada. 

Mais notícias