O Benefício de Prestação Continuada constitui em um salário mínimo mensal pago a pessoas idosas ou com alguma deficiência que não podem garantir a própria sobrevivência
O Centro de Referência de Assistência Social do bairro Martello (CRAS) atende famílias em situação de vulnerabilidade social na localidade. Na última semana, a equipe da entidade realizou o acompanhamento familiar dos beneficiários do programa de Prestação Continuada (BPC) visitando 27 famílias e realizando uma reunião para debater o relacionamento familiar.

“Este benefício é destinado a idosos e deficientes que não podem trabalhar e, portanto, não podem levar a vida de maneira independente”, explica Clayton Luiz Zanella, coordenador do CRAS. O benefício é de um salário mínimo e para receber o beneficiário não poderá ter renda familiar superior a ¼ do salário mínimo vigente.
“Durante o encontro, foi ressaltada a importância do desenvolvimento do indivíduo através do diálogo, amor, atenção, carinho e demonstrações de afeto um pelo outro, fazendo com que aja respeito mútuo entre os membros familiares”, explica a psicóloga Danielly Caroliny, acrescentando que os trabalhos preventivos continuarão com todas as famílias beneficiadas que residem na territorialidade do bairro Martello.
Além das inúmeras atividades e serviços oferecidos no CRAS, a equipe interdisciplinar realiza acompanhamento familiar mensal de 135 famílias beneficiadas pelo BPC.
Para dar melhor atenção e orientação às famílias, foram organizados cinco grupos que participam de reuniões mensais nas dependências da unidade. Estas reuniões têm como objetivo fornecer orientações psicossociais para as famílias, prevenindo problemas de relacionamento e utilização adequada do benefício, melhorando cada vez mais a qualidade de vida dos beneficiados.





