Encontro de Lideranças foi realizado pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia em Brasília, de 9 a 13 de fevereiro
O professor da UnC e engenheiro agrônomo Ms. Nelton Luiz Baú, participou junto com o engenheiro agrônomo Edélcio Paulo Bonato da Epagri, do Encontro de Lideranças realizado pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) em Brasília, de 9 a 13 de fevereiro. Baú e Bonato são os coordenadores da Câmara Especializada de Agronomia do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC). A Câmara engloba os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Engenharia de Aqüicultura, Cursos Técnicos e Tecnólogos afins do CREA-SC.
No evento, foram debatidos os mais variados problemas nacionais, desde crise mundial até os efeitos desta na população e como a Engenharia de modo geral poderá auxiliar o país nas dificuldades.

Várias autoridades participaram do Encontro, como o presidente do Banco Central do Brasil Henrique Meirelles, presidente do Tribunal de Contas da União ministro Ubiratan Diniz Aguiar, ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, entre outros que fizeram uma leitura da situação brasileira frente à crise mundial e as perspectivas de crescimento da nossa economia. “Embora ainda haja conflitos de opiniões entre as autoridades, ficou claro que existe um otimismo sobre o crescimento do Brasil, o qual deverá continuar crescendo a uma taxa considerável para os padrões da economia brasileira”, afirma o professor Nelton Luiz Baú.
Outro ponto muito discutido no evento foi a entrada da Resolução 1010 do CONFEA, a qual irá definir a partir de agora as atribuições profissionais de todos os cursos que fazem parte do sistema CREA-CONFEA. O fato é de suma importância para a Universidade do Contestado, já que hoje ela oferece cerca de 18 cursos do sistema entre as Engenharias, Arquitetura, Agronomia, Geografia, Tecnólogos e Cursos Técnicos.
Ainda em Brasília, os representantes catarinenses no encontro tiveram uma conversa particular com seis deputados federais de Santa Catarina e com o senador Raimundo Colombo, onde solicitaram empenho na aprovação das Leis de interesse das engenharias em geral e do ensino superior envolvendo os cursos do sistema, já que o CONFEA iniciou uma parceria com o Ministério da Educação e Cultura.
O professor Nelton Baú também participou das discussões da Câmara Nacional Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho, que tem importante papel nas decisões do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como da Previdência Social.





