A professora Schiella Maria Soares Marins lançou, na noite desta sexta-feira, 14, na Câmara de Vereadores, o livro "Mulheres Pioneiras de Caçador". A obra, com 334 páginas, conta a história de Caçador, baseada nas vidas de diversas mulheres.

Desde dona Felicidade, esposa de Francisco Correa de Mello, até as meninas da UnC/Caçador, as bombeiras e as guardas municipais, o livro remonta como cada uma lutou e venceu, auxiliando no desenvolvimento do nosso município.


"Por causa de uma sociedade machista que existia há alguns anos, muitas mulheres chegaram a ficar no anonimato, mas hoje, conseguimos lutar e conquistar o nosso espaço", disse Scheilla. Mesmo com cinco anos de pesquisa e três de preparação do material, a professora diz que "nunca este trabalho estará completo".


Foram impressas 500 cópias da obra, que será distribuída para as mulheres e vendida pela Associação Maria Rosa, para angariar fundos. Metade dos lucros será destinada para a Associação.


São parceiros na confecção do livro: Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura. Funcultural, Reunidas e Instituto Selvino Caramori.