4 de outubro de 2026
Dia 20

Carros são inspecionados gratuitamente Caçador

Por Assessoria de Imprensa do NAC

Os motoristas caçadorenses terão uma força a mais no cuidado com seus carros no próximo sábado, 20. Ao lado da Praça Nossa Senhora Aparecida, será realizada a Inspeção Veicular Gratuita (IVG), um evento que incentiva o cuidado e a manutenção preventiva dos veículos.

Inspecionar gratuitamente as condições dos veículos automotores e oferecer um diagnóstico aos seus proprietários são os objetivos da IVG, um evento do Núcleo de Automecânicas da Associação Empresarial de Caçador (Acic). Será montada uma linha de inspeção no local. Nessa linha, os veículos serão inspecionados conforme uma lista de 88 itens. Ao final, o condutor receberá um diagnóstico do seu veículo. Além disso, serão realizadas ações educativas com outros participantes do evento. A IVG acontece em Santa Catarina desde 1998.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC), o número de veículos em agosto de 2008 era de 2.863.025. Em agosto de 2007 eram 2.615.567 no Estado. São 247.458 carros a mais rodando nas ruas. Um aumento de 9% na frota. Para o consultor da Acic, Clóvis Alessio, esse número reflete em vários aspectos sociais que merecem atenção especial da sociedade: poluição, degradação ambiental e violência no trânsito.

Dados fornecidos pela Polícia Rodoviária Estadual também assustam. Em 2007 foram 9.629 acidentes, 16.239 carros envolvidos, 6.501 feridos e 276 mortos nas rodovias catarinenses. De janeiro a julho de 2008, foram 5.722 acidentes, 9.761 carros envolvidos, 3.447 feridos e 176 mortos.

Através da IVG, o Núcleo de Automecânicas pretende deflagrar ações que contribuam para reduzir os impactos que os automóveis causam na sociedade. “A manutenção preventiva dos veículos, além de prevenir acidentes, gera menor consumo de combustíveis e, conseqüentemente, menor índice de poluição do meio ambiente”, explica Alessio.

A iniciativa vem alcançando resultados positivos tanto para o consumidor quanto para os mecânicos e para os fornecedores. “Os benefícios trazidos pela Inspeção Veicular são inúmeros. Além da redução no número de acidentes, também há uma diminuição da poluição urbana, economia de combustível e, principalmente, redução, de maneira significativa, do tempo gasto nos congestionamentos das grandes cidades, muitas vezes causados pela falta de manutenção dos veículos”, garante o consultor.

Alessio explica que o programa incentiva os clientes que participaram a voltarem para corrigir os defeitos dos seus veículos nas empresas participantes. “Serve como uma escola porque, a partir da inspeção, a maioria das automecânicas que fazem parte do núcleo implanta a inspeção na sua rotina da suas empresas”, explica.

Com o resultado das inspeções foi possível fazer um balanço dos principais problemas nos carros da frota de Santa Catarina.

Mais notícias