3 de outubro de 2026
Coocima

Motivação, educação e humanização para cooperados

Por Ass. Imp. Prefeitura Municipal

Devido às exigências do BNDES, que aplicou recursos para a construção do barracão da Cooperativa Cidadania e Meio Ambiente (Coocima) e solicitou que os cooperados deveriam ser alfabetizados, a Prefeitura Municipal de Caçador, através da Secretaria de Educação, vem desde 2007 oferecendo aulas para 11 integrantes da cooperativa.

São três encontros de três horas por semana realizados dentro do barracão e que promovem a alfabetização e educação dos cooperados. Segundo a coordenadora pedagógica, Catarina da Costa, seis dos 11 cooperados que recebem aulas não sabiam ler e já estão bem evoluídos.

“Todos os assuntos novos que trabalhamos nas aulas procuramos levar pessoas para ministrar palestras. O encontro promovido hoje buscou elevar a auto-estima dos cooperados e fazê-los acreditar que a educação e o conhecimento são importantes para a vida deles”, informa Catarina.

O consultor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal, Valter Andrighetti, ministrou a palestra. “Buscamos fazer um trabalho de humanização, abordar valores e a importância do conhecimento. Eles precisam acreditar que é possível estudar e conquistar qualidade de vida mesmo após tantos anos de trabalho. Se eles não acreditarem que são capazes de mudar e vencer, o trabalho não terá o mesmo efeito”, explica.

Os encontros vão acontecer uma vez por mês e estão inseridos no programa de educação e alfabetização.

Mais notícias