4 de outubro de 2026
Passeata e Palestra

Eventos marcam o Dia Mundial de Saúde

Passeata e palestra com o Dr. Bactéria foram realizadas hoje

Por Caçador Online

Passeata e palestra com o Dr. Bactéria foram realizadas hoje

Para comemorar o Dia mundial de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde organizou dois eventos nesta segunda-feira, 7. Durante a tarde, uma passeata reuniu aproximadamente 200 profissionais da saúde e representantes de entidades do município. O grupo percorreu toda a Avenida Barão do Rio Branco com faixas e cartazes. “O objetivo foi conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção na saúde, divulgando os programas da Secretaria de Saúde”, disse Dinamar Aparecida Gomes, coordenadora dos PACs e PSFs.

Outro evento que marcou a data foi a palestra com o Dr. Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria do programa Fantástico, da Rede Globo. Ele abordou o tema Doenças Transmitidas por Alimentos, em palestra gratuita à população no Auditório da Universidade do Contestado.

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde, celebrado anualmente no dia 7 de abril, marca a data da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é comemorado como uma ocasião para aumentar a conscientização das questões chave sobre a saúde mundial.

Em 2008, o Dia Mundial da Saúde tem como tema central a necessidade de proteger a saúde dos efeitos adversos das mudanças climáticas.  O tema "protegendo a saúde frente às mudança climáticas" põe a saúde no centro do diálogo global sobre as mudanças climáticas. A OMS selecionou esse tema considerando as ameaças crescentes que as mudanças climáticas vêm causando à segurança da saúde pública global.

Por meio da crescente colaboração, a comunidade global estará melhor preparada para enfrentar os desafios de saúde relacionados com o clima em todo o mundo. Entre os exemplos de tais ações de cooperação podemos citar o fortalecimento da vigilância e controle de doenças infecciosas, o abastecimento seguro e suficiente de água e a coordenação da ação de saúde nas situações.

Entre as recomendações feitas pela agência das Nações Unidas está o fortalecimento da vigilância sanitária e o controle de enfermidades infecciosas. Com o aquecimento planetário, as autoridades de saúde temem que doenças tipicamente tropicais, como malária e dengue, atinjam os países hoje mais frios do Hemisfério Norte. No Hemisfério Sul, alagamentos em algumas regiões podem fortalecer ainda mais essas doenças; em outras, a seca pode levar à desidratação e à desnutrição. 

A poluição do ar promete mais casos de asmas, bronquites e outros problemas de ordem respiratória, além de alergias. Também devem aumentar os casos de doenças ligadas ao estresse, que afetam coração, circulação e pulmões.

Mais notícias