3 de outubro de 2026
Acre

UnC Caçador presente em mais uma missão do Projeto Rondon

Por Núcleo de Imprensa da UnC

Esta é a quinta missão da UnC Caçador desde que o Projeto Rondon foi reativado em 2005

Um misto de expectativa, euforia e emoção dominou os nove integrantes da equipe da Universidade do Contestado, campus Caçador que partiram ontem (7), para a quinta missão do Projeto Rondon, a Operação Verão 2008, no Acre. O diretor presidente da UnC Caçador, Dr. Luiz Eugênio Rossa Beltrami, a coordenadora de Extensão e Cultura, Marilena Loss Bier e o professor Nelton Baú, acompanharam a saída dos rondonistas, desejando um bom trabalho à todos.

A equipe, formada por professores e acadêmicos dos cursos de Direito, Engenharia Ambiental e Administração, fará escalas em Florianópolis e Brasília, antes de desembarcar no município de Rodrigues Alves, no Acre, para dar sequência às ações de Desenvolvimento Local Sustentável e Gestão Pública, iniciada em 2007 por outra equipe da UnC Caçador.

O retorno está marcado para o dia 24 de fevereiro. Esta é a quinta missão da UnC Caçador desde que o Projeto Rondon foi reativado em 2005. A Universidade marcou presença na Bahia, no Amazônas e no Acre, levando informações e a vontade de fazer o melhor para o desenvolvimento de comunidades carentes. "Participar de um projeto como o Rondon é uma experiência única de integração, onde acadêmicos levam conhecimento e trazem a vivência de uma nova cultura", salientou Beltrami.

Sequência e novas ações

A equipe que seguirá na Operação Rondon Verão de 2008 tem como coordenadores os professores Sócrates Fusinato e Almir Granemann dos Reis, respectivamente, professores dos cursos de Direito e Administração da UnC – campus de Caçador. Os acadêmicos que compõem a equipe rondonista são: Alessandro Zapani, Julio César Moschetta da Silva, Pétrick Anderson Soares, Evelyn Zucco e Rodrigo Ferlin, acadêmicos de Engenharia Ambiental; Maria Cenira Cofferi Ribeiro e Fábio Casagrande, acadêmicos de Administração.

As propostas levadas pela nova equipe retomam algumas ações já realizadas pela equipe da UnC que esteve no município em 2007 e estabelecem outras ações novas na área da cidadania e da inclusão social. De acordo com os coordenadores, as artes embasarão as ações da nova equipe que recorrerá ao cinema, ao teatro e à música para concretizar os projetos ligados à conscientização política e ambiental, ao processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas, à motivação para produção e venda de produtos agrícolas e artesanais dentro das possibilidades do município (cooperativas e associações).

Os rondonistas esperar atuar como elemento modificador do cotidiano do município de Rodrigues Alves, que apresenta dados aterradores como o índice de analfabetismo que, segundo as estatísticas, assola 48% da população. "E mais, além de modificar e esclarecer sobre as possibilidades de resolução dos problemas sócio-ambientais enfrentados pelo município, almeja-se acima de tudo a formação de multiplicadores para que os projetos e iniciativas levados não sejam esquecidos. Por isso, além de informar e intervir, é necessário formar cidadãos capazes de continuar o cultivo das sementes plantadas", relatam os participantes.

Mais notícias