Projeto social Fisioterapia UnC na Comunidade está completando dez meses de sucesso junto aos idosos da Casa Lar São José, no bairro Gioppo; a partir do dia 6 de fevereiro, atendimentos serão ampliados
Mais do que aprender na prática, o Projeto social Fisioterapia UnC na Comunidade está melhorando a vida do público atendido nestes dez meses de funcionamento. Sete idosos da Casa Lar São José no bairro Gioppo, mais três pacientes que residem na comunidade próxima, recebem atendimento especializado de estagiárias da 7ª fase do Curso de Fisioterapia da Universidade do Contestado, campus Caçador, sob a orientação do professor Davi Gomes Mesquita, 26 anos, coordenador do Projeto.

Estagiárias do projeto, Kassiane e Silvana com o professor Davi Gomes Mesquita
"O projeto visa atender o público acadêmico e especialmente a comunidade e os resultados são surpreendentes. Com este trabalho, estamos conseguindo dar maior visibilidade para a Casa Lar e garantindo uma bagagem cultural muito importante aos acadêmicos. A vivência, o contato direto com o paciente conta muito ao futuro profissional", destaca Mesquita.
Na Casa Lar, três salas foram organizadas e equipadas para os atendimentos que não se limitam a garantir sobrevida, mas a oferecer qualidade de vida às pessoas. Dentro do projeto, novas possibilidades de intervenção são colocadas em prática. "Estamos trabalhando técnicas de fisioterapia e também agregando outras ocupações aos idosos atendidos, como caminhadas, exercícios de desenvolvimento motor, de raciocínio psicológico, incentivando atividades em grupo e também agregando valores aos pacientes, como noções de higienização", explica.
ACEITAÇÃO
O coordenador não esconde a alegria diante da grande aceitação do projeto. "A receptividade foi muito grande. Eles (os pacientes) estavam ansiosos pela volta dos trabalhos", frisa, informando que o projeto de Fisioterapia é o único que está funcionando no período de férias acadêmicas.
O PROJETO
O projeto foi montado pela Universidade do Contestado, campus Caçador em março de 2007 e executado a partir do mês seguinte. Trata-se de um projeto de ação social permanente, que funciona com estagiárias remuneradas, através de bolsas de estudos, bancadas pela UnC Caçador. O coordenador do projeto, professor Davi Mesquita acrescenta que o trabalho está acontecendo também graças a parceria firmada com a Associação das Damas de Caridade, que cedeu o local para o asilo e a Prefeitura de Caçador, que mantém a Casa Lar São José.
HORÁRIOS
Os atendimentos em Fisioterapia estão sendo realizados de segunda a quinta-feira das 8h às 11h e das 13h30min às 16h30min. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 9141-0936 com Davi.
Ele avisa que a partir do dia 6 de fevereiro, os atendimentos serão ampliados para a comunidade comprovadamente carente. Serão atendidos casos de pós-AVC, Alzheimer e outras patologias associadas à idade, além de amputados e outros. "Pretendemos abrir o leque de serviços para a comunidade, reservando 40 minutos para um atendimento de qualidade para cada paciente", relata.
Aprender ajudando
A acadêmica de Fisioterapia, Silvana Prigol, 21 anos, que atua no projeto há quatro meses diz que a experiência é muito válida. "É gratificante poder ajudar e ao mesmo tempo aprender, colocar em prática o que aprendemos em sala de aula", resume.

O contato direto com o paciente conta muito ao futuro profissional
Kassiane Spautz, 20 anos, estagiária do projeto há três meses, revela que na vivência com os idosos atendidos, se aprende muito mais que aprimorar as técnicas profissionais. "Há casos que o carinho e a atenção contam muito. Os pacientes aqui, são na maioria, sozinhos", relata. "Sem dúvida, é uma experiência única para o profissional iniciante", completa





