O encerramento de mais uma etapa do Projeto "Formação Presencial ? Metodologia do Programa Escrevendo o Futuro" aconteceu na noite da última terça-feira, 30, e envolveu durante os quatro meses de curso 28 professores da rede pública municipal de Caçador.
A realização do curso no município aconteceu depois do convênio firmado entre a Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - que, através do presidente Estadual e secretário Municipal de Educação, Itamar Fávero, trouxe para o Estado de Santa Catarina e conseqüentemente para Caçador.
A Administração Municipal encaminhou três professoras (Beatriz Pereira, Ivonete Ruppel Mello e Elisandra Giacomel) para a formação estadual que aconteceu em três etapas, nos municípios de Caçador, Florianópolis e Joinville, as professoras após a formação se tornaram multiplicadoras dos conhecimentos adquiridos.
"Através da prática e da metodologia de alfabetização passamos aos professores de 1ª a 4ª séries da rede pública municipal práticas textuais que pudessem ser aplicadas na sala de aula", coloca Elisandra.
Ao todo foram 40 horas/aula bem aproveitadas pelos educadores. Para Rosemari Menegat de Paula, professora de língua portuguesa da Escola Municipal de Educação Básica Pierina Santin Perret, o conteúdo passado foi muito proveitoso. "Há cursos em que você participa e não consegue aproveitar os ensinamentos em sala de aula. Aqui foi totalmente diferente, aprendi a trabalhar a poesia, algo que eu pensava ser impossível tratar em sala de aula com os alunos, e está sendo maravilhoso. Tudo que vimos no curso de Formação Presencial - Metodologia Escrevendo o Futuro já apliquei na sala de aula, mas a poesia em particular encantou a mim e aos alunos", enfatiza a professora.
A solenidade de entrega dos certificados de participação do curso aos 28 professores acontecerá no próximo dia 6 de Novembro às 17h30min no Salão Nobre da Casa da Cultura.
O PROJETO
O objetivo do curso Formação Presencial - Metodologia Escrevendo o Futuro - é melhorar as condições de trabalho dos professores de Língua Portuguesa de 4ª e 5ª séries, habilitando-os a desenvolverem os trabalhos de produção dos gêneros textuais apresentados e possibilitando uma reflexão sobre o papel do professor e dos conceitos de alfabetização e linguagem. Durante o curso foram utilizadas técnicas e dinâmicas, apresentações, aulas expositivas, simulações de atividades e efetivação dos exercícios propostos.





